X

Câmara de Rio Branco realiza audiência pública sobre ações e investimentos na Saúde

 

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Câmara de Vereadores de Rio Branco realizou na manhã de ontem, 21, uma audiência pública. O objetivo foi a prestação de contas das ações e investimentos na área da Saúde da Capital do último quadrimestre.

A reunião, que contou com a presença de representantes dos órgãos que atuam na área de saúde e da sociedade civil, foi presidida pela vereadora Elzinha Mendonça (PDT), presidente da Comissão de Saúde do parlamento municipal.

A vereadora salientou ainda sobre a importância de reuniões como a ocorrida na manhã de segunda-feira. “Reunimo-nos com o objetivo de avaliar os investimentos feitos na área da saúde. Essa é uma das prerrogativas da nossa Comissão. O foco aqui é avaliar os reais impactos na execução dos planos e metas em saúde”, disse.

Elzinha pontuou também que, ao conversar com as pessoas, tem buscado saber se o serviço ofertado nessa área corresponde à necessidade da população. “Dividimos o tempo de nosso mandato para cumprir com o parlamento e vistoriar o que vem sendo realizado em Rio Branco. Não basta somente apresentar dados e números, mas também fiscalizar e comprovar que isso vem acontecendo de maneira que agrade a população”, disse.

O vereador Mamed Dankar (PT), também presente na audiência pública, destacou o trabalho da Secretaria no sentido de fortalecer a saúde pública da Capital.

“Não teria lugar mais propício para fazer a prestação de contas da Saúde do que a Casa do Povo. Este é o momento de conversar, de tirar dúvidas para que possamos melhorar ainda mais os serviços prestados em Rio Branco. Estamos enfrentando um momento difícil na economia do país, mas, se nos unirmos, tenho certeza que iremos manter o bom funcionamento deste setor”, frisou.

Ele destacou ainda a participação da população nas reuniões, pois a realização da audiência tem o condão de estreitar o diálogo entre a administração pública e a sociedade.

“É muito importante a presença dos usuários do SUS, que podem contribuir com reclamações, observações e sugerir alternativas para o serviço ser aprimorado”, complementou.

O vereador Eduardo Farias (PCdoB), por sua vez, lamentou o que ele classifica como ‘retrocesso nas ações do SUS’. “Os possíveis cortes de verbas afetarão as farmácias populares e o fundo da odontologia, por exemplo. A população precisar ficar atenta, pois a saúde, como diz a nossa Constituição, é um direito do cidadão e um dever do Estado”, pontuou.

Além dos parlamentares, o encontro contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Otoniel Almeida, do promotor Gláucio Ney Shiroma Oshiro, funcionários da Saúde, representantes de entidades de classe e sociedade civil organizada.

A Gazeta do Acre: