X

Capoeiristas do Acre debatem plano de proteção e valorização da Capoeira

 

Capoeiristas de várias partes do Acre participam, nesta quarta, 9, e quinta, 10, no auditório do Centro de Convenções da Ufac, da criação do Plano de Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira do Estado. O encontro acontece das 8h às 12h e das 14h às 18h em ambas as datas.

O evento tem como objetivo debater estratégias para a elaboração do plano, que vai garantir proteção, valorização, transmissão, promoção e revitalização de uma das maiores expressões culturais do povo brasileiro. Estarão representados na atividade associações, federações e ligas de capoeira, instituições esportivas, governos federal, estadual e municipal, pesquisadores, universidades e sociedade civil organizada.

Participam alunos, graduados, instrutores, professores, contramestres e mestres dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Plácido de Castro, Santa Rosa do Purus, Brasileia, Senador Guiomard, Epitaciolândia, Bujari, Marechal Taumaturgo, Assis Brasil, Xapuri e Rio Branco.

Durante o processo, será formado um comitê gestor que vai discutir as principais ações para dar legitimidade ao Plano de Salvaguarda. Além disso, os participantes se dividirão em grupos de trabalho para discutirem as propostas a serem inseridas no documento. Ao final, na tarde do segundo dia, haverá uma grande plenária para formatar o produto.

O Plano de Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira do Estado acontece em todo o Brasil por incentivo do Governo Federal, através Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Por aqui, a ação é promovida pela Federação Acreana de Capoeira, Liga Acreana de Capoeira, Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e Governo do Estado.

Capoeiristas do Acre debatem plano de proteção e valorização da Capoeira( Foto /ACERVO PMRB)
A Gazeta do Acre: