X

“Esse é o momento de investir em imóveis”, afirma empresário João Albuquerque

A economia começa a dar sinais de recuperação. Com a queda da inflação, alguns setores, como o mercado imobiliário, parecem estar animados com as perspectivas futuras. Mas, será que vale a pena comprar imóveis agora? Muitas pessoas ainda estão receosas com relação a fazer grandes investimentos.

O empresário e engenheiro civil João Albuquerque, proprietário da Albuquerque Engenharia, garante que esse é o melhor momento para investir em imóveis. “Esse é o melhor momento de investir para aqueles que têm recursos para isso, porque, com certeza, você vai comprar mais barato e melhores condições de pagamento. Acredito que hoje é o momento mais oportuno de se investir em imóveis. O imóvel é um ativo que sempre valoriza”.

Isso significa que a pessoa que tem um valor para investir em um imóvel precisa aproveitar o momento para negociar. Atualmente, é possível comprar imóveis com até 15% de desconto, segundo o empresário.

Enquanto nas metrópoles o mercado imobiliário segue com grandes estoques, com uma oferta 80% superior à considerada normal, no Acre o cenário é bastante diferente, o que coloca o estado à frente do restante do país.

“Trabalhamos nesse mercado há mais de 20 anos e o nosso mercado é completamente diferente do centro-sul do país. No Acre, não existe estoques de imóveis à venda. Nós não temos esse problema que não nos afeta. Sempre trabalhamos com o pé no chão, com pesquisas sobre a necessidade do cliente.”

Exemplo disso é o empreendimento ‘La Réserve Résidences’, com 180 apartamentos de 77,76 m² e três prédios de 16 andares. O condomínio planejado foi completamente vendido ainda na planta. “Nós não temos apartamentos lá para vender. O que temos, na verdade, são apartamentos de reserva da própria empresa”, explicou.

Apesar de o setor imobiliário não estar construindo, por enquanto, novas unidades, o setor da construção civil fechou o mês de julho com saldo positivo e criação 724 vagas, de acordo com o Ministério do Trabalho. Esse é um dos segmentos que indicam maior poder de compra do consumidor.

“Até 2014 foi o boom da construção civil. Entre 2015 e 2016 reduziu sensivelmente o número de emprego no país por falta de investimentos no setor. Mas, hoje, essa retomada já aconteceu. Há um aumento de emprego no setor, inclusive no Acre. Por exemplo, nossa empresa Albuquerque Engenharia sempre manteve um número de empregos para tocar obras de grandes portes. As coisas estão melhorando e isso, com certeza, vai continuar gerando mais emprego”.

Sobre o momento econômico difícil pelo qual o país atravessa, o empresário acredita que a mídia nacional tem supervalorizado a atual situação, prejudicando a geração de empregos e a retomada da economia.

“Você acorda e já começa a ouvir notícias ruins. Acredito que o País tem que mudar sua agenda de discussão para a questão de desenvolvimento, geração de empregos, e como superar isso nesse momento. A reforma trabalhista é um passo importantíssimo para que possamos melhorar a retomada do emprego”.

Hoje, a Albuquerque Engenharia está executando obras no estado, entre públicas e privadas, que somam um investimento de quase R$ 200 milhões. Ainda este ano, a empresa deve lançar um novo empreendimento.

“Nós temos que levantar a cabeça e esquecer essa história de que as coisas estão muito difíceis. Buscar alternativas de vendas, de negócios e de geração de emprego e renda. Essa é a visão que a nossa empresa tem”, declara.

Facilidades de pagamento e maior poder de compra

Com a volta das facilidades de pagamento para a compra da casa própria, o mercado imobiliário está otimista com relação às vendas no segundo semestre deste ano. Para o gerente da imobiliária AI Imóveis, Mirtil Júnior, o momento é de retomada de negócios.

“A questão agora é de aumento de procura, maior oferta de créditos, com taxas mais baixas e com uma perspectiva mais positiva. Temos tido demonstrações de que os negócios estão aumentando.”

Para Júnior, alguns indicadores apontam o crescimento no mercado, como o aumento das vendas e na arrecadação dos cartórios, além da quantidade de bancos parceiros que também voltou a crescer.

“Hoje é o melhor momento para investir, porque você tem melhores condições de pagamento, margem de negociação diferenciada. Agora, por exemplo, é possível negociar com juros de 9,5% ao ano. Nesse momento de retração é que está todo mundo aberto a fechar negócios”, disse.

O gerente destaca que a grande aposta do setor imobiliário é o retorno dos lançamentos. “Estamos com um lançamento da Albuquerque Engenharia que está tendo retorno além do que esperávamos. São mais de R$ 100 milhões de projetos em desenvolvimento”, aponta

VIA TOWERS

Para atender também empresários e profissionais liberais, a Engenharia Albuquerque está construindo o maior complexo empresarial e médico do Acre. São duas torres de 16 andares que ocupam um terreno de 10 mil metros quadrados. Ao todo, são 10 salas comerciais por andar, área de alimentação e compras, além de 329 vagas de garagem. Vale ressaltar que ainda existem salas comerciais à venda.

Segundo o empresário João Albuquerque, o empreendimento promete mudar o eixo de negócios do Acre. “Investir no Via Towers é investimento certo. Não tem erro. Esse é o empreendimento de maior potencial econômico tanto para quem compra para uso, como também para quem vai investir, porque está situado na principal via de desenvolvimento do nosso estado. Está localizado próximo aos maiores hospitais e universidades. É o maior, o melhor e mais bonito empreendimento do Acre”, garante.

O engenheiro civil responsável pela obra, Antônio José Alexandre, também garante que o empreendimento é um bom investimento comercial. “Vai dar outra vida pra cidade, e complementar o shopping e demais lojas. Esse vai ser um centro comercial, uma grande novidade para nossa cidade. O Via Towers será o cartão postal de Rio Branco”.

FOTO/ DIEGO GURGEL
A Gazeta do Acre: