X

Mais uma noite de ataques criminosos em Tarauacá, Rio Branco, Quinari e Porto Acre

Apesar do todo o aparato de segurança montado para evitar novos atentados, de segunda para terça-feira, dia 8, foram registradas ações criminosas em Rio Branco, Tarauacá, Senador Guiomard e Porto Acre. Os atos são reações ao funcionamento pleno do bloqueador de sinais de telefonia no presídio da Capital e estão ocorrendo desde o último sábado, 9.

Em Rio Branco, foi registrada uma tentativa de incêndio em um caminhão, mas o Corpo de Bombeiros (CBM/AC) controlou as chamas. Em Porto Acre, três ônibus da rede municipal de ensino foram queimados. O prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, ressaltou que transporte particular deve ser contratado para que os alunos não fiquem sem aulas.

Em Senador Guiomard, ocorreu incêndio em uma fábrica de reciclados, que foi combatido pelo CBM/AC com apoio de caminhões pipa.

Em Tarauacá, tiveram cinco tentativas de incêndio. Ainda no município foram presas quatro pessoas acusadas de envolvimento nos ataques.

“Vale ressaltar, também, que diversos incêndios têm acontecido e, às vezes, a ligação nem sempre é tão fiel, pois temos incêndios enormes tanto na parte ambiental quanto na parte de prédios. Então, é preciso que se apure se tem ligação com os ataques criminosos. Isso quem vai dizer é a uma perícia, em um estudo mais aprofundado”, declarou o major do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão.

Na Capital, dois indivíduos deram entrada no Pronto Socorro, por disparos de armas de fogo. Já em Sena Madureira nenhuma ocorrência policial foi registrada.

Em entrevista a uma emissora de TV local, o secretário de Segurança Pública do Acre, Emylson Farias, disse que os atentados não vão intimidar as forças de segurança.

“Eles continuam 100% no escuro, não vamos recuar nessa medida. É a medida mais dura dos últimos 10 anos: cessar a comunicação de quem está ali dentro, no escritório do crime, com quem está aqui fora. Não adianta mandar bilhete, não adianta mandar recado, nós não vamos recuar, não vamos nos intimidar, não adianta querer promover qualquer tipo de intimidação”, declarou o secretário.

Novas prisões

Como resultado de uma das várias operações que estão ocorrendo na busca que identificar e localizar os responsáveis pelos recentes ataques criminosos, a Polícia Civil prendeu nesta terça-feira, 8, outras sete pessoas envolvidas nos atentados ocorridos no final de semana.

O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), prestou apoio na ação policial.

As detenções ocorreram nos bairros Taquari e Recanto dos Buritis, região do Segundo Distrito. Entre os presos está o homem que, segundo o serviço de inteligência da Segurança, seria um dos coordenadores dos ataques.

Além das prisões, foram recuperadas duas motos, uma delas com restrição de roubo, e um carro modelo Fiat Strada, roubado nesta terça-feira. A polícia também apreendeu um revólver 38, usado pelos criminosos.

“É uma diretriz do governo do Estado e a orientação é para que todas as forças de segurança vão às ruas. Um trabalho intenso está sendo desenvolvido por parte da inteligência, que trabalha com diversas informações para chegar aos acusados de executarem os ataques criminosos”, destacou o diretor de Polícia Civil da Capital e do Interior (DPCI), Nilton Boscaro. (Com informações Assessoria Sesp/AC)

FOTOS/SECOM
A Gazeta do Acre: