X

Gasolina deve sofrer novo reajuste nesta sexta-feira, 15

O valor da gasolina e do diesel vai aumentar. E isso não é notícia velha. A Petrobras anunciou um reajuste de 1,6% para o diesel e de 1,3% para a gasolina nas refinarias. Os novos valores começam a vigorar a partir de sexta-feira, 15. Vale ressaltar que estatal muda diariamente o preço do combustível na refinaria, mas a decisão de repassar ou não o valor para o consumidor é dos postos de combustíveis.

De acordo com a nova política de preços adotada pela companhia, que entrou em vigor no dia 3 de julho deste ano, reajustes podem ser aplicados a qualquer momento, até diariamente. Dentro da metodologia, o preço do diesel acumula alta de 6,3% desde 1º de setembro e a gasolina, valorização de 5,7% no mesmo período.

Em Rio Branco o valor do litro da gasolina supera os R$ 4,30. Devido ao alto preço, o comércio local deve ser atingido, segundo perspectiva da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC).

Com o reajuste, produtos que necessitam de exportação serão os mais atingidos. Segundo o assessor da presidência para assuntos econômicos da Fecomércio/AC, Alex Barros, afirma que, com o aumento no preço da gasolina – que, no Acre, já alcançou a patamares superiores a R$ 4,40 o litro -, produtos como grãos podem sofrer reajustes.

“Lembrando que muitos dos nossos produtos vêm do Sul do Brasil, ou seja, encarece ainda mais a importação. Acredito os comerciantes irão se ver obrigados a repassar este preço ao consumidor”, explicou o assessor.

Além disso, Barros comentou que, apesar de a inflação estar estabilizada, o salário geral está estagnado. “A inflação está mais retraída, mas a renda do brasileiro não aumentou”.

Nesta situação, acaba que o comerciante se vê, segundo Alex, obrigado a repassar a diferença aos consumidores. “E pode, ainda, ficar com o estoque parado, por conta do aumento de preços, o que acarreta em problemas ainda maiores, já que o dinheiro não circula, não temos capital de giro”, finalizou. (Com informações assessoria Fecomércio/AC)

A Gazeta do Acre: