X

Líderes de facções retornam ao Acre e secretário de segurança garante que serão isolados e monitorados

O secretário de segurança pública do Acre, Emylson Farias, comentou na manhã de ontem, 12, sobre o retorno dos detentos que haviam sido transferidos, em janeiro deste ano, para o presídio federal de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Todos são suspeitos de chefiar facções criminosas no Acre.

Emylson relatou que os detentos serão isolados e monitorados no complexo prisional de Rio Branco. Segundo ele, o retorno dos presos foi uma determinação do juiz federal que entendeu segurança nos presídio de Rio Branco evoluiu.

“A partir da instalação de bloqueadores de celular e partir da criação do RDD, a partir do efetivo aumentado e das ações de segurança publica que têm colocados pessoas atrás das grades constantemente, o juiz federal compreende que em alguns casos, já é necessário o retorno”, disse.

Ele destaca que o fortalecimento na área só foi possível devido os investimentos do Governo do Estado. “Nós evoluímos no que diz respeito ao aspecto de segurança no interior do presídio, e o juiz federal entende dessa forma que é hora de trazê-los. Nós vamos verificar caso a caso. E aquele que forem chegando, a gente vai isolar da melhor maneira possível”, disse ao pontuar ainda que novas medidas de segurança estão sendo adotadas.

“Então, ele tem feito isso de forma gradativa. O quê que a gente tem que fazer? Recebê-los aqui, avaliar se colocamos no RDD, e certamente se não tiver no RDD vai estar isolado em local específico sendo monitorado com agente penitenciário e também dentro daquele ambiente que nós temos o bloqueador de celular”, finalizou.

A Gazeta do Acre: