X

Núcleo de Educação Permanente capacita profissionais da saúde em emergências pediátricas

Com o objetivo de capacitar enfermeiros, médicos e fisioterapeutas que atendem urgências e emergências pediátricas nas unidades de saúde de Rio Branco, o Núcleo de Educação Permanente, que compõe o Sistema de Atendimento à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), promove a qualificação profissional “Emergências Pediátricas”.

A capacitação, realizada no auditório do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren/AC), encerrou-se na última quarta-feira, 14, e abordou temas como crise asmática, identificação de choque séptico, manejo de vias aéreas, legislação e ética, práticas de avaliação primária e as novas diretrizes da American Heart Association (ressuscitação cardiopulmonar – RCP e Atendimento Cardiovascular de Emergência – ACE).

O evento contou com a ministração da pediatra Jullyana Bonfim, especializada em alergia e imunologia, que falou sobre asma, a médica Socorro Elizabeth, intensivista pediátrica que palestrou sobre choque séptico, e o enfermeiro Ivan Santana, especialista em urgência e emergência.

“Para mim foi de grande importância a abordagem dos temas. Por não ser a minha área, participar de uma capacitação como essa é de fundamental importância para uma melhor assistência prestada aos pacientes da pediatria”, ressalta Maria Lordes, médica de clínica-geral.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente, Tamires Mota, a capacitação é uma forma de atualizar o atendimento, tornando-o mais humanizado, garantindo assim, um atendimento mais satisfatório com relação à pediatria.

“A expectativa é de que os profissionais estejam habilitados e atualizados com o que há de mais novo, além, é claro, de fazer parte de uma política de educação permanente, cuja finalidade é assistir melhor as crianças em situações de emergências”, ressalta.

As emergências pediátricas são caracterizadas pelo risco iminente de morte da criança, enquanto as urgências são aqueles problemas que se não forem tratados com rapidez e eficácia, podem evoluir para uma emergência. As principais causas que levam a criança aos serviços de urgência e emergência são os problemas respiratórios como asma, bronquite e pneumonia, seguidos de traumas causados por acidentes domésticos e de trânsito.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: