X

MPAC discute combate ao crime organizado com representantes de três países

Autoridades do Brasil, Peru e Colômbia estiveram reunidas na quarta-feira, 11, em Manaus (AM) para compartilhar experiências e traçar estratégias de combate ao crime organizado. O Encontro de Órgãos de Persecução Penal da Amazônia Legal, promovido pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), contou com a presença de procuradores-gerais dos MPs da Amazônia Legal, integrantes de instituições brasileiras e dos consulados dois países vizinhos.

Do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), participaram o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; o procurador Álvaro Luiz Pereira, coordenador do Centro Operacional (Caop) de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais; o promotor Bernardo Albano, que coordena o Gaeco; e o coronel Romário Célio Barbosa, chefe do Gabinete Militar de Segurança Institucional.

No encontro, o chefe do MP acreano destacou o trabalho do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ressaltando as ações conjuntas com o sistema de segurança pública e uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela própria instituição.

“Tudo o que vemos acontecendo no Sul do país, por exemplo, no que se refere à questão de drogas, narcotráfico e da violência como um todo, tem início justamente nas fronteiras, apesar do todo o trabalho e esforço concreto e efetivo que é feito para coibir esses ilícitos. Então, esse é um problema de todos nós, e por isso, devemos trabalhar juntos, em parceria. É isso o que temos procurado fazer no Acre”, comentou Oswaldo D’Albuquerque.

Chefes dos MPs confirmam vinda ao Acre

Numa articulação junto ao Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União (CNPG), Oswaldo D’Albuquerque anunciou a participação do colegiado no Encontro de governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional, que será realizado em Rio Branco, no dia 27 deste mês.

Vice- presidente do CNPG para a Região Norte, ele aproveitou para reforçar o convite aos procuradores-gerais, bem como aos representantes das demais instituições presentes.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: