3 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

3 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

MPAC e parceiros realizam seminário sobre a Síndrome Alcóolica Fetal-SAF

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
24/11/2017 - 19:43
????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Manda no zap!CompartilharTuitar

Dentro das ações programadas para a Semana da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Núcleo de Apoio ao Atendimento Psicossocial em Dependência Química (NATERA) e demais parceiros, promoveu na quinta-feira, 23, no auditório do Anexo I da instituição ministerial, o Seminário Síndrome Alcoólica Fetal: Possibilidades para Atuação em Rede.
O evento teve como objetivo principal nivelar informações sobre a síndrome e estabelecer estratégias para a prevenção, diagnóstico e tratamento e reuniu profissionais da área da saúde, educação, assistência social, psicologia e diversos setores da sociedade civil organizada.
A Síndrome Alcoólica Fetal é causada pela ingestão de álcool pela mãe durante a gravidez e pode ocasionar defeitos no feto que variam de leves a graves, causando problemas de comportamento e
falta de crescimento, entre outros. Alguns dos efeitos mais graves da toxicidade do álcool na gravidez são a desfiguração do rosto e o retardo mental da criança.
Ao fazer a abertura do seminário, a coordenadora do NATERA, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo, cumprimentou a todos os participantes, deu boas vindas e agradeceu em nome do procurador-geral de Justiça, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, a presença de todos. “Quero cumprimentar especialmente o casal Cleísa Brasil e Cleiver Lima, que sugeriu uma campanha de conscientização sobre a SAF, o que foi prontamente atendido pelo procurador-geral Oswaldo D’Albuquerque. Se nós estamos aqui hoje nesse momento importante de discussão de algo tão sério, e que no entanto, não tem a visibilidade que deveria ter, é graças à atuação dos dois”, destacou.
O Ministério Público acreano foi procurado pelo casal, que adotou uma criança portadora da SAF, para pedir apoio para a realização de uma campanha de conscientização da síndrome no estado. Patrícia Rêgo fez uma retrospectiva da adesão do MPAC na campanha. “Nosso procurador-geral de Justiça imediatamente acolheu essa demanda e foi pensada uma estratégia para que a gente pudesse discutir o assunto e realizando uma série de ações com as instituições e profissionais que têm interface com essa questão”, explicou.
Ela exaltou a adesão dos demais parceiros à campanha, citando o Conselho Regional de Medicina (CRM), a Liga Acreana de Pediatria, Sociedade Acreana de Pediatria, Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete do vereador Rodrigo Forneck, Gabinete do deputado federal Raimundo Angelim, governo do Estado do Acre e a equipe do NATERA. “Foi uma adesão muito positiva de todos os parceiros que nós buscamos”, enfatizou Patrícia Rêgo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Indicação ao
Prêmio Atitude
“O que nós estamos fazendo aqui hoje é o bem. Quero comunicar que estou indicando a Cleísa e o Cleiver para concorrer ao Prêmio Atitude, instituído pelo MPAC, destinado a premiar as pessoas que estão fazendo a diferença na vida das pessoas”, comentou Patrícia Rêgo.
A corregedora-geral do MPAC, procuradora de Justiça Kátia Rejane de Araújo, que participou da abertura do seminário, exaltou os esforços das instituições e dos profissionais envolvidos na campanha e falou da importância de se discutir o tema. “É um assunto que é pouco conhecido, mas que causa males irreversíveis para as crianças. Então, o Ministério Público protagoniza mais essa união de esforços com vários parceiros, para que possamos discutir e sair daqui com ações concretas de combate a esse mal”, disse.

Conscientização é
importante, diz pediatra
A médica pediatra Tereza Cristina Maia dos Santos, presidente da Sociedade Acreana de Pediatria, ressaltou a importância do seminário. “A importância reside basicamente na conscientização sobre síndrome. Ou seja, a conscientização das mães do prejuízo que é para o bebê se elas consumirem bebida alcoólica durante a gestação”, explicou.
Indagada a respeito da existência de estatísticas no Brasil sobre o número de casos comprovados relativos à SAF, a médica disse tratar-se de uma temática nova. “No Brasil ainda não temos estatísticas. Para nós, profissionais da saúde, é um tema novo, por isso, que reside essa preocupação, essa necessidade de conscientização. Nós não sabemos realmente até que ponto isso pode afetar, mas sabemos que afeta muito. Eu acredito que seminários como esse são o ponto de partida para discutir essa questão”, acrescentou. ( Agência de Notícias do MPAC).

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Contraceptivo inovador permite que mulher escolha quando menstruar

Próxima Notícia

Aleac premia vencedores do 2º prêmio de jornalismo do legislativo acreano

Mais Notícias

Exposição fotográfica “O Circense” sobre a arte do circo é aberta na Usina de Artes João Donato
Destaques Cotidiano

Show “Resposta ao Tempo” homenageia Aldir Blanc com clássicos da MPB na Usina de Artes João Donato

02/07/2025
Empreendedorismo e inovação marcam participação do Sebrae na 20ª edição da Expoacre Juruá
Destaques Cotidiano

Veja regras para acessar shows da Expoacre Juruá em Cruzeiro do Sul

02/07/2025
Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida
Destaques Cotidiano

Acreprevidência alerta beneficiários sobre bloqueios por falta de prova de vida

02/07/2025
Cruzeiro do Sul lança Refis 2025 com até 80% de desconto em juros e multas
Destaques Cotidiano

Cruzeiro do Sul altera início do expediente nas repartições públicas após shows da Expoacre Juruá

02/07/2025
Pé-de-Meia: Incentivo Matrícula começa a ser pago a partir desta segunda (31)
Destaques Cotidiano

Prefeitura implanta política de educação em tempo integral nas escolas municipais

02/07/2025
URGENTE: Babá da filha da vice-governadora é morta a facadas no interior do Acre; Ex-marido é principal suspeito
Destaques Cotidiano

Feminicídio no Quinari: Polícia conclui inquérito e indicia ex-marido da vítima e dois homens por omissão de socorro

02/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Aleac premia vencedores do 2º prêmio de jornalismo do legislativo acreano

Aleac premia vencedores do 2º prêmio de jornalismo do legislativo acreano

Prefeito visita escolas rurais do Quixadá e entrega material para a prática de esporte

Prefeito visita escolas rurais do Quixadá e entrega material para a prática de esporte

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre