X

Gentileza

“Gentileza gera gentileza.” A mensagem de Gentileza, que completaria 100 anos em 2017, ganhou significado especial em tempos de intolerância política presente tanto em discussões nas ruas quanto em redes sociais. Afinal, todo mundo gosta de bem tratado. Mas, tem pessoas que são como diz aquele ditado que diz venha a nós, o vosso reino.
Em meio a uma rotina corrida e de falta de tempo, coisas simples assim costumam ficar em segundo plano. Mas, ser gentil muitas vezes não significa ser falso e também não custa nada.
No tradicional dicionário, gentileza significa “qualidade ou caráter de gentil”. Palavra de nove letras que faz toda diferença na convivência em sociedade. Mas, afinal, o que é mesmo ser gentil? Não custa lembrar.
São pequenas atitudes, gestos e palavras que podem mudar o dia de quem está próximo — como um simples bom-dia, por exemplo. Um sorriso, ao dar passagem a alguém no elevador, ou ceder o lugar no ônibus ou no metrô, ou socorrer a pessoa que tropeçou…
Para tentar popularizar essas ações que podem melhorar o dia de qualquer um. Foi criado um dia dedicado aos atos de gentileza surgiu em 1996, numa conferência em Tóquio. O grupo Movimento das Pequenas Gentilezas do Japão reuniu diversos grupos de diferentes países que propagavam a gentileza em suas nações e apresentou a proposta. Em 2000, foi oficializado o Movimento Mundial pela Gentileza.
Ser gentil é tarefa das melhores, com a prática consegue-se obter resultados impressionantes! Não custa tentar: Ser gentil no trânsito, experimente praticar a paciência e a tolerância; Ser gentil nas filas. Compreensão e respeito fazem toda a diferença; Ceder lugar aos mais velhos e às mulheres. Por onde anda o cavalheirismo? Cumprimentar as pessoas com um sorriso. Custa? Por favor, com licença, obrigado. Lembram-se dos sábios ensinamentos da sua mãe? Elogio sincero é uma grande gentileza. Quem não gosta? Um rápido telefonema de atenção no aniversário deixa qualquer um feliz. E então?
Preocupar-se com o bem-estar dos outros é sinal de boa educação e muito respeito. Aproveite o “gancho” e descubra como é bom dar e receber gentilezas. Pois, tudo o que vai, também volta e isso é um bom começo para mudar a sua vida! E assim, todo mundo ganha!

“Em meio a uma rotina corrida e de falta de tempo, coisas simples assim costumam ficar em segundo plano”.

A Gazeta do Acre: