X

Sábado tem campanha vacinação antirrábica nos bairros da Baixada

????????????????????????????????????

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vai vacinar cães e gatos contra a raiva em nove pontos da Regional da Baixada, neste sábado, 9. A campanha acontece nos bairros Aeroporto Velho (Escola Flaviano Melo), Sobral (Praça da Semsur), João Eduardo (Escola Marilda Gouveia), Bahia Velha (Escola Tancredo Neves), Bahia Nova (Escola Francisco Oiticica), Plácido de Castro (Escola Afonso Pinto), Boa União (Escola José Augusto) e Airton Sena (Escola Airton Sena), além da Estrada da Sobral (Escola Joao Paulo).

A imunização será feita das 9h às 16h e poderão ser vacinados cães e gatos acima de três meses de vida. É importanteque os donos levem as carteiras de vacinação dos pets. Caso o animal não possua, uma nova carteira será feita no ato da vacina. Para o Registro do animal e confecção do cartão de vacinação é necessário RG e comprovante de endereço do dono do animal.

O diretor do CCZ, médico veterinário Everton Arruda, explica que as vacinas antirrábicas também estão à disposição no Centro de Zoonoses de Rio Branco (CCZ), que fica na Rodovia AC-40 km 9, Benfica, diariamente das 7h às 14h.

Os animais das zonas ribeirinha e rural já foram vacinados, bem como de várias localidades de Rio Branco, totalizando 25 mil animais, do total de 38.289, que é a meta deste ano para a capital.

Everton cita que a vacinação antirrábica é importante para os animais e para as pessoas, já que há a possibilidade de transmissão dos bichos para os humanos. A Raiva é uma doença causada por um vírus que afeta os mamíferos, sendo que os principais transmissores são morcegos, cães e gatos. O vírus rábico, contido na saliva do animal, penetra no organismo principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas. Os sintomas são apatia, falta de apetite, febre, progredindo para agressividade, sensibilidade à claridade e convulsões. A doença não tem cura e pode levar à morte. Somente a vacinação pode prevenir a doença.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: