“O amor é por natureza
inclusivo e
benevolente”
Aproxima-se a data de 21 de janeiro, em que é celebrado mundialmente o Dia de Combate à Intolerância Religiosa.
O Ministério Público do Estado do Acre, movido por queixas de grupos religiosos de matriz africana que têm sofrido ações de discriminação na capital, e apoiado pelo Instituto Ecumênico Fé e Política, atuante há mais de dez anos no estado, realizou nesta quinta, 18, o I Seminário Sobre Intolerância Religiosa.
E o que se viu, na manhã desse evento, foram depoimentos riquíssimos e tocantes, por parte da sociedade civil, bem como explanações, por parte do poder público, ea sinalizaçãode alianças, entre todos, para neutralizar um fruto nocivo da incompreensão, da insensibilidade e do autoritarismo de alguns: o fundamentalismo religioso.
Trata-se de um sintoma inequívoco de egocentrismo, que pretende conferir caráter absoluto aos dogmas de uma determinada forma de credo.
Inspirada nesse tema, que é de grande importância para tantas pessoas, notadamente os brasileiros, que conservamos forte a expressão da espiritualidade, e baseada em minha experiência como ser humano e como cidadã, concebi um credo, que ora compartilho:
“Eu creio. Creio que um poder superior rege tudo o que existe.Creio que essa força seja o próprio amor, por natureza inclusivo e benevolente.
Creio que, como tal, em sua generosidade lança mão de todos os meios possíveis para atingir o coração das pessoas e fazer despertar nele a pureza e a fraternidade, mantenedoras da vida.
Creio que, em sua misericórdia e criatividade infinitas, propicia o surgimento das culturas e, por meio delas, estabelecemúltiplos caminhos para ocasionar o “religare”, isto é, a harmonizadora reconexão do ser humano com a sua origem divina.
Creio que todos temos o direito à liberdade de culto e também ao livre-arbítrio de não crer, mesmo porque tudo é exercício de consciência. E creio que temos o dever de respeitar a diversidade das crenças. Creio na promoção de uma cultura de paz.”
Onides Bonaccorsi Queiroz é jornalista, escritora e autora do blog verbodeligacao.wordpress.com
E-mail: [email protected]