X

Governo empossa 359 servidores públicos efetivos na saúde e educação

O governo do Estado realizou ontem, 29, a posse de mais 359 servidores públicos aprovados em concursos para a saúde e educação. Na Secretaria de Educação (SEE), os novos profissionais devem atuar nas escolas da rede pública de ensino. Já na Saúde, ao todo serão empossados profissionais em 36 cargos diferentes, entre enfermeiros, cirurgiões dentistas, farmacêuticos, fisioterapeuta, médicos e nutricionista, entre outros que atuarão nas unidades de saúde na capital e no interior.

As convocações, realizadas em 28 de dezembro do ano passado pela Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA), se referem aos certames realizados pela SEE em 2013 e 2016.

“O Estado investe no fortalecimento da educação para que os bons resultados

continuem sendo alcançados pelos nossos estudantes. Os dados mostram que a

educação do Acre é referência nacional”, lembrou Sawana Carvalho, titular da SGA.

Desde 2011, Educação e Saúde, juntas, contrataram quase 8 mil novos servidores, por meio de concurso público.

Os convocados para a educação

A convocação é parte do esforço para ampliar o quadro de profissionais na Educação e atender a demanda das instituições de ensino.

“Nesse momento encerramos tudo aquilo que foi proposto pelo governador Tião

Viana, com a convocação de todos os profissionais. Funções docentes e não docentes, mas todas tão importantes no processo de ensino e aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação e Esporte, Marco Brandão.

Os 230 trabalhadores devem reforçar o quadro de apoio administrativo. Já os professores, lecionarão as disciplinas de artes cênicas, educação física, história e língua portuguesa.

João Marcos, técnico administrativo, lembra que fez a prova em 2013 e aguardava o chamamento ansiosamente.

Ele não chegou a perder as esperanças, mas ficou apreensivo com a aproximação do prazo de validade do concurso. Empossado, ele comemorou.

“A convocação foi um presentão. Ano Novo, vida nova e agora empregado!”,

comemorou.

Reforço na saúde

Lotado de familiares e amigos dos empossados, o Teatro Plácido de Castro foi palco de muita emoção daqueles que estava realizando o sonho da posse em um concurso público.

A enfermeira Sílvia Badotti não conseguia esconder a felicidade. “Estou muito emocionada, é um momento único. Queria agradecer a minha família que sempre me apoiou e ao governador Tião Viana pela nossa convocação. Espero prestar um excelente trabalho à população”, completou.

Ao todo foram empossados 128 novos servidores em 36 cargos diferentes. Um dos novos médicos do Acre é especialista em ginecologia/obstetrícia Paulo Favini. “Assim como meus colegas, estou muito feliz. Sabemos das dificuldades que o país está passando, mesmo assim o governo honra o compromisso”, destaca o médico.

Dos profissionais empossados, 43 irão ser lotados em unidades de saúde na capital, os demais, serão distribuídos nos municípios do interior.

“Isso é um esforço do governo que vai além das expectativas quando comparamos com a situação de outros estados do país. Esses profissionais serão lotados imediatamente e isso representa uma qualidade ainda melhor no atendimento à nossa população”, destacou Gemil de Abreu Júnior, secretário estadual de saúde, durante a posse.

FOTO/ EDUARDO GOMES/ SECOM
A Gazeta do Acre: