X

Ifac oferta 18 vagas para mestrado em educação profissional

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) lançou, na última quinta-feira, 25, o edital para o curso de mestrado em educação profissional. Estão sendo ofertadas 820 vagas em todo o país, sendo que 50% destas vagas são dedicadas a servidores de instituições federais de educação e 50% para a comunidade externa.

Em Rio Branco, o Instituto Federal do Acre (Ifac) será responsável pela seleção de 18 candidatos, sendo que nove serão servidores públicos e os demais serão da comunidade em geral.

Conforme cronograma, as inscrições terão início no dia 15 de fevereiro e seguem até o dia 04 de março. Para participar da seletiva será cobrado o valor de R$ 70 para a taxa de inscrição, que deverá ser pago por meio de guia de recolhimento da União (GRU). Para os candidatos que desejam a isenção da inscrição, estes deverão se inscrever entre 15 a 21 de fevereiro.

De acordo com edital, a inscrição será feita exclusivamente pela internet, por meio do Sistema de Inscrições, que será divulgado no site do ProfEPT: profept.ifes.edu.br. No ato da inscrição, o candidato deverá informar os dados pessoais e de contato, formação acadêmica e atuação profissional.

Ainda na inscrição, o candidato deverá selecionar a instituição onde deseja cursar o mestrado e realizar as provas. Também precisará escolher o tipo de vaga que pretende concorrer (ampla concorrência, para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, ou referente a alguma cota, caso haja esta opção), informar a renda familiar e se necessita de atendimento especial para a realização das provas, mediante laudo médico.

Prova

Para seleção dos candidatos será realizada prova com 30 questões objetivas e uma discursiva, sendo que esta exigirá do candidato a produção de um texto argumentativo, com extensão de até duas páginas (máximo 60 linhas). As respostas serão analisadas com base em três itens: norma-padrão culta da língua portuguesa escrita, qualidade e desenvolvimento argumentativo e uso adequado das referências bibliográficas, demonstrando domínio das bases conceituais em Educação Profissional e Tecnológica.

A prova será aplicada no dia 15 de abril, a partir das 14h (horário de Brasília), e terá duração máxima de quatro horas. No Acre, a aplicação será feita no campus Rio Branco, no bairro Xavier Maia.

O candidato deverá comparecer no local, com antecedência mínima de meia hora do horário fixado para o fechamento dos portões, portando documento de identificação oficial original com foto, cópia do Cartão de Inscrição e caneta esferográfica de tinta preta de corpo transparente. Os portões serão fechados às 13h45.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: