X

XIX do Festival do Açaí terá como atração a cantora Naiara Azevedo

Em agosto ocorre uma das festas mais tradicionais do Estado. A XIX do Festival do Açaí em Feijó e que terá como atração principal a cantora Naiara Azevedo. O festival acontece na Rua Contorno Beira Rio, na região central da cidade, às margens do Rio Envira.

O evento que, em 1999 iniciou sendo Festa do Açaí e passou anos sendo Festival do Açaí, entra agora em 2016 sendo Feira do Açaí. A mudança no nome não impacta no desenvolvimento da festa.

A cantora ganhou destaque nacional quando musicou um episódio de traição e virou febre em todo o país. Ela dá voz a músicas como 50 reais, Pegada que desgrama, Ex do seu atual e Contato Bloqueado.

Na edição de 2017, as atrações foram: Banda Rabo de Vaca, Thiago Brava e a dupla Yago e Santiago. Além da venda do produto que leva o nome do festival e das atrações musicais, existe a seleção da garota Açaí, concurso bastante disputado.

A festa oferece além dos shows musicais, festival de gastronomia com base nos produtos e derivados do açaí; feira de artesanato e comercio popular; feira de alimentação regional e bebidas; festival de praia; desfile da garota açaí; disputa do troféu açaí nas seguintes modalidades esportivas: Futebol, Futsal, Voleibol, Corridas pedestres entre outras; apresentação de grupos de danças folclóricas e regionais; capacitação dos produtores de açaí e capacitações para os expositores da feira.

A feira do Açaí tem como finalidade fomentar e aquecer a mercado local e contribuir de forma efetiva para a melhoria dos processos de produção, comercialização, uso e manuseio do açaí e seus derivados.

O município de Feijó fica distante de Rio Branco cerca de 344 quilômetros e completa 80 anos de existência este ano. De acordo com o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população atual é de 32.398 mil habitantes, sendo 50,26% na área urbana e 49,74% na rural.

O município é conhecido pela produção do açaí que apresenta espessura mais grossa e com o sabor mais doce por natureza.

A Gazeta do Acre: