X

Através do Quero Ler, luz das palavras chega a mais 400 pessoas no município

A manhã desta quinta-feira, 15, representou uma grande conquista para 443 jovens e adultos de Sena Madureira: a certificação de que agora eles sabem ler e escrever. E tudo isso só foi possível através do programa de alfabetização Quero Ler, criado pelo governador Tião Viana para alfabetizar todas as pessoas fora da idade escolar no Acre.

Com o auditório da Escola Dom Júlio Mattioli lotado principalmente de pessoas idosas, o governador Tião Viana pode comemorar o alcance do Quero Ler a 49 mil pessoas em todo o Acre, sendo 2.600 só em Sena Madureira.

“Estamos já na reta final deste programa, na busca das últimas turmas para proclamar o fim do analfabetismo neste programa que emociona. A palavra tem a magia do viver. E com o Quero Ler estamos pagando uma dívida histórica com 60 mil pessoas em todo o Acre que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever quando deveriam”, declarou Tião Viana.

 Uma graça alcançada – Entre os formandos da turma do Quero Ler de Sena Madureira estava a senhora Maria Dias dos Santos, de 61 anos. Filha de um regatão e casada com um regatão, Maria não teve a oportunidade de estudar quando jovem. Com quatro filhos, todos já formados, ela viu a oportunidade no programa e pensou “Por que não?”. Acabou participando de uma turma em que a professora foi sua própria filha.

“Eu trabalhei 27 anos fazendo salgadinho e hoje tenho todos os filhos formados. E agora com todos os filhos criados, eu entrei no Quero Ler e vou continuar estudando. A experiência foi muito boa. A gente conhece amigos e tudo foi muito bom. Eu amei e a professora ainda foi minha filha, então a coisa ficou melhor”, conta a simpática senhora.

Também formando da turma, Apolinário da Costa, de 75 anos, fez questão de agradecer ao governador pela oportunidade.

“Tem gente que diz que papagaio velho não aprende a falar, mas eu aprendi. Meu pai dizia que enquanto houver fé, há esperança. E foi através desse governo que eu aprendi a ler e escrever, que eu aprendi qual assento vai na ‘vovó’ e qual vai no ‘vovô’”, brinca o senhor.

Última etapa – Segundo o coordenador do programa Quero Ler, Evaldo Viana, cerca de 1.200 pessoas ainda faltam ser alfabetizadas em Sena Madureira. Ainda assim, o município tem sido um dos mais desafiadores em reunir essas pessoas, por isso ele pede a toda população que ajude a identificar alunos para a terceira e última etapa do programa.

“Hoje obtivemos o compromisso da sociedade de encontrar essas pessoas que faltam ser alfabetizadas e em breve teremos um novo edital para buscar novos alunos para o Quero Ler. Em vários municípios já batemos a meta, vamos entrar na última etapa e ainda faremos uma etapa extra para fortalecer a leitura e escrita de alguns que ainda tenham dificuldades. Vamos fazer o serviço completo”, conta Evaldo.

 

A Gazeta do Acre: