X

Depois da pressão, prefeito de Capixaba aceita negociar e propõe gratificação para servidores

O Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac) está comemorando mais uma negociação positiva para com os servidores municipais. A vitória desta vez vem da cidade de Capixaba, onde o prefeito concedeu nesta quarta-feira (28) uma gratificação e aceitou negociar o Plano de Carreira e Remuneração (PCCR) para os trabalhadores em saúde.

Após a ameaça de paralisação e a pressão dos servidores, o prefeito prometeu uma gratificação de R$ 250,00 a ser paga até o mês de junho, a qual vai ser aumentada para R$ 300,00 a partir deste mês.

As demais propostas, relativas ao PCCR, ficaram para serem discutidas em comissão conjunta entre os representantes do sindicato e da prefeitura. Os servidores ficaram contentes com o resultado da negociação.

Diretoria comemora

Segundo a diretora sindical, Alesta Amâncio da Costa, o Sintesac já vinha tentando negociar com a prefeitura há meses, tendo apresentado várias propostas e todas negadas pelo Executivo Municipal. Mas na última reunião ocorrida na terça-feira, o prefeito mandou apenas o assessor jurídico dizer que não tinha mais negociação.

“Por conta disso, nós reunimos os servidores do município para um movimento, tendo sido gravada uma mensagem sonora para ser veiculada pela cidade em preparação para o movimento de greve. Tão logo o prefeito soube do movimento, tomou a iniciativa de apresentar a proposta das gratificações e abriu o caminho para a negociação do PCCR”, informou a secretária geral do Sintesac, Francinete Barros.

As duas diretoras estiveram à frente das negociações e também comandaram as atividades preparatórias para uma possível greve no caso de não serem atendidas as reivindicações dos servidores.

Presidente reconhece o empenho

O presidente do Sintesac, Adailton Cruz, ressaltou os recentes avanços obtidos pelo sindicato em prol dos trabalhadores em Saúde, seja na esfera estadual ou nos municípios onde o sindicato tem negociado com as prefeituras.

“Houve muito empenho dos trabalhadores e principalmente da diretoria do Sintesac, sendo estes aumentos para os servidores de Cruzeiro do Sul e Capixaba apenas o resultado do empenho e transparência nos atos da nossa equipe, tendo resultado nas recentes conquistas obtidas nos últimos dias”, destacou Adailton.

A Gazeta do Acre: