X

MPAC participa de lançamento de campanha trinacional em defesa da bacia do rio Acre

Com a intenção de realizar ações estratégicas e educativas em defesa da água, sobretudo, na gestão integrada da bacia do rio Acre, foi realizado, n quinta-feira, 22, Dia Mundial da Água, o lançamento da campanha trinacional ‘Cuidando da água do planeta a partir da região MAP’, que compreende a região de Madre de Dios (Peru); Acre (Brasil) e Pando (Bolivia). O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) é parceiro da iniciativa.

O lançamento da campanha, fruto de um acordo entre representantes dos três países, aconteceu na Praça Plácido de Castro, no centro de Rio Branco, e foi finalizado com a ‘Caminhada pela água’.

A coordenadora do Centro Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo (Caop/Maphu), procuradora de Justiça Rita de Cássia, participou do evento. Segundo ela, o Dia Mundial da Água pode ser entendido como o dia mundial da vida.

“Embora a gente saiba que 75% da superfície da terra está coberta por água, a maior parte é salgada, apenas 2,5% corresponde à água potável. E desses, 80% está na calota polar. Aqui no Brasil, 37,5% da água potável é desperdiçada, contaminada. É momento de refletir. Se continuarmos assim, será a morte do planeta”, destaca Rita de Cássia.

Sobre a bacia hidrográfica do rio Acre, que nasce no Peru, passa pela Bolívia e chega ao Brasil, à procuradora é enfática. “Embora seja uma área privilegiada em abundância hídrica, o Acre já experimentou uma crise de desabastecimento em 2016, com o nível mais baixo na história, medindo apenas 1,49m de profundidade. Se nossos irmãos peruanos e bolivianos não cuidarem do lado de lá, podemos, daqui algum tempo, não ter água aqui”.

Para o analista de conservação ambiental da WWF Brasil, Flávio Quental, a campanha consiste em uma mobilização da sociedade em prol da defesa da água.

“A água é fonte da nossa vida, sustenta a cidade, o campo, a agricultura. Hoje, o mundo inteiro está se mobilizando em prol da conservação desse recurso natural. É uma missão institucional da WWF trabalhar em prol da conservação de nossas bacias hidrográficas”, afirma.

O evento é fruto de uma parceria da Universidade Federal do Acre (Ufac), Governo do Estado do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Sebrae, Fundape, WWF e MPAC, entre outros.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: