X

Diretoria da Academia Acreana de Letras será empossada sexta-feira

 

Recebemos o resultado da eleição para Presidente da AAL, no dia 28/03/2018, com o coração repleto de emoção. Foi uma eleição histórica, 100% do Colégio Eleitoral da AAL disse SIM à chapa ETERNAS LETRAS, na qual figura a Diretoria para o biênio 2018-2020. E, agora, é tempo de AGRADECER. A Bíblia nos incentiva a mostrar gratidão. O apóstolo Paulo escreveu: “Mostrem-se gratos.” E ele deu um bom exemplo nesse sentido, quando ele pregou para algumas pessoas e elas aceitaram a mensagem, ele agradeceu muito a Deus. (Colossenses 3:15).
Aqui, neste breve texto, elevamos nosso pensamento ao Céu e agradecemos: A Deus, que nos permitiu caminhar até aqui. A cada acadêmico pelo voto de confiança e apreço, depositado na nossa Diretoria. À Comissão Eleitoral que laborou, zelosamente, para cumprir o Estatuto e o Regimento da instituição que nos abraça. À vida que temos aqui na terra. Ninguém é causa de si, tudo caminha para alamedas finitas ou infinitas, tudo se amarra, e nos amarra, e nos atravessa no caminhar acadêmico. Então, essa nossa gratidão é como um mistério, não somente pela conquista, mas, sobretudo, pela responsabilidade que cada voto impõe a nós.
Entendemos a gratidão como um dever que cada ser humano deve exercitar. Sentimos o reconhecimento ou gratidão como o desejo ou o zelo de amor pelo qual nos esforçamos em fazer o bem àquele que o fez a nós, em virtude de um sentimento semelhante de confiança, respeito, crença no trabalho.
A nossa gratidão se regozija com o que aconteceu hoje, no nosso sodalício de 80 anos de idade. Um momento reflexivo, importante, que nos conduz a traduzir essa palavra em outros idiomas. Dizer o quanto ela significa, por exemplo, quando se diz “thank you”, em inglês, “zu danken”, em alemão, “merci”, em francês, “gracias”, em espanhol, ou “grazie” em italiano. Deseja-se dar uma graça pelo recebido e devolver essa mercê por tudo que o SIM trouxe a nós e espera de nós.
Toda nossa gratidão poderá ser traduzida, em português, por uma palavra singela, mas de sentido profundo: OBRIGADA(O)! Este é o nível mais profundo da gratidão, porque quando dizemos “obrigada(o), significa que fico-vos obrigado(a). Fico obrigado(a) perante vós. Fico vinculado(a) perante vós. Fico-vos comprometido(a) a um diálogo. É esse diálogo, enfim, que desejamos ter com o Sodalício, para a grandeza do nosso trabalho durante esse biênio na Diretoria da AAL.
A Diretoria da AAL está composta por um Presidente e seu vice, 1º e 2º Secretários, 1º e 2º Tesoureiros, e diretores: de Relações Públicas, de Biblioteca e de Patrimônio, além de um Conselho Fiscal. Essa Diretoria será empossada no próximo 06/04/2018, às 19 horas, no Centro Cultural – TJAC (Ao lado do Palácio Rio Branco, Centro da cidade). A entrada é aberta ao público. A sociedade acreana está convidada a assistir e a cumprimentar o Sodalício da AAL.

DIRETORIA
Presidente: Luísa Galvão Lessa Karlberg
Vice-Presidente: Eduardo de Araújo Carneiro
1º Secretário: Renã Leite Pontes/Margarete Edul Prado (online)
2º Secretário: Maria José Bezerra
1º Tesoureiro: Álvaro Sobralino de Albuquerque Neto
2º Tesoureiro: José do Carmo Carile
Diretoria de Patrimônio: Moisés Diniz
Diretoria de Biblioteca: Olinda Batista Assmar
Relações Públicas: Mauro D’Ávila Modesto
CONSELHO FISCAL:
Reginâmio Bonifácio
Edir Marques
Sílvio Martinello
Pela defesa do idioma e da literatura de expressão portuguesa nós nos faremos persistentes nessa presente jornada. Seremos os acadêmicos que saltarão dos fatos para a imaginação e da imaginação para o mundo das ideias, das realizações, em busca de dias melhores para a AAL, que não tem sede nos seus 80 anos. Pensamos como Victor Hugo: O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável; Para os temerosos, o desconhecido; Para os valentes é a oportunidade. É esta última que abraçamos. A AAL não pode morrer! Estamos de mãos dadas com o sodalício e a sociedade para atravessar, com êxito, essa jornada.

Prof.ª Dr.ª Luísa Karlberg
Presidente eleita da AAL

Fabiano Azevedo: