X

A favor do bom debate

O Acre registrou em março mais uma relevante queda no seu índice de homicídios: 31,8%. Foi quase um terço de homicídios a menos. Caiu de 44 casos em março de 2017 para 30 no mesmo mês deste ano. Na Capital, a baixa foi de 71,7%, ou seja, caiu de 39 homicídios em março de 2017 para 11 casos em março deste ano.
Os números são positivos. Demonstram uma mudança no sentido daquela seta outrora sempre ascendente deste que é o principal indicador da violência de um Estado.
Mas isso não significa que é hora de comemorar, de baixar a guarda ou achar que tudo daqui pra frente vai ser só mil e uma maravilhas. Pelo contrário, essa é a hora de seguir com golpes cada vez maiores e mais certeiros neste combate ao crime organizado. É a hora em que o debate sobre Segurança Pública precisa estar no centro das atenções.
Atento a isso, não se engane, leitor, por aqueles que só sabem invocar o debate deste tema quando as coisas estão ruins, com o cenário adverso e os números negativos. Segurança Pública é pauta permanente em nossa sociedade e precisa de críticas construtivas e encaminhamentos práticos. Só dizer que está ruim não basta. Não é suficiente. A questão merece contribuições válidas, assertivas.
Do contrário, lembre-se, leitor, este é ano de eleição. É ano de oportunistas.

Fabiano Azevedo: