X

Fecomércio/AC se posiciona a respeito de transplantes realizados no Acre

Uma matéria veiculada na imprensa na semana passada, diz que Acre realizou dois transplantes de fígado em 48 horas. A matéria dizia ainda que o Acre é o único estado da Região Norte a realizar transplante de fígado e o quinto do país nesse tipo de procedimento. A notícia chegou ao presidente da Fecomércio/AC, Leandro Domingos, que prontamente se posicionou favoravelmente aos esforços para a realização deste tipo de procedimento no Acre.
“No ano de 2016 a Federação do Comércio realizou uma parceira com a Central de Transplantes do Acre do Hospital das Clínicas de Rio Branco, que tinha como objetivo desconstruir os mitos e preconceitos que ainda existem em torno da doação de órgãos, aumentando, consequentemente, o número de doações. Por isso, a Fecomércio/AC apoia essas ações para que as pessoas possam ter acesso a este tipo de serviço aqui no Acre. Doação de órgãos é um gesto de nobreza, humanidade e demonstração de compromisso com a vida”, relembrou o presidente.
Campanha sobre doação de órgãos – Durante a realização da campanha de doação de órgãos da Fecomércio/AC no ano de 2016, foi distribuído material educativo, composto por adesivo, cartazes e panfletos.
A doação de órgãos é algo que não depende exclusivamente da decisão do doador, é preciso que haja consentimento familiar. De acordo com dados repassados a Fecomércio/AC em 2016, apontava que a Central de Transplantes do Acre havia, em 10 anos, realizou 252 transplantes: 166 córneas, 76 rins e 10 fígados. E mesmo assim, 60 pessoas estavam à época na lista de espera. (Ascom Fecomércio/AC)

Fabiano Azevedo: