X

Secretaria contesta dados do Ministério da Saúde em relação à vacinação contra gripe

 

Ao contestar os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o setor de Imunização garante que houve algum problema no sistema. Informação confirmada pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a diretora Socorro Martins, em Rio Branco foram aplicadas 11.510 doses nas primeiras semanas.

Enquanto que o Ministério contabiliza que apenas 110 pessoas foram imunizadas no Acre na primeira semana de campanha. Independente disso, a vacina contra gripe é bastante controversa entre a população, inclusive, entre o público alvo da campanha. Estima-se que a vacinação atinja a 83 mil pessoas no Acre, que são idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Além de pessoas com doenças crônicas (como o diabetes), pessoas com outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina. Neste caso, é preciso apresentar uma prescrição médica no posto de saúde. E pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar os postos de saúde sem a necessidade de receita.

É comum ouvir pessoas que tomaram a vacina contra a gripe reclamando que adoeceram mesmo assim. Acabam por duvidar da real eficácia da dose. Especialistas explicam que, com muita frequência, a tosse, a febre, a secreção nasal e a prostração são parte de um mal-entendido.

Na verdade, o que parece gripe, e que seguidamente leva doentes a superlotarem as emergências dos hospitais em busca de atendimento, muitas vezes não é. Confunde-se a gripe “verdadeira”, transmitida pelo vírus influenza, com quadros de síndrome gripal, de sintomas muito parecidos, mas que são provocados por outros vírus respiratórios, como o sincicial, o adenovírus e o rinovírus.

Outro aspecto é que a vacina contra a gripe leva de 15 a 30 dias para proteger o organismo. E, mesmo no período em que o corpo já se encontra devidamente resguardado, é possível ser infectado. A vacina vai te proteger contra as formas graves de Influenza, mas não quer dizer que você não vai ficar gripado, apontam os infectologistas.

Para ajudar na vacinação, o Conselho Regional de Farmácia do Acre (CRF/AC), nesta quinta-feira, 3, convoca os farmacêuticos e técnicos em laboratórios para se imunizarem. A vacina será aplicada na sede do CRF, na Rua Maranhão 955, Bosque. Das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Categories: Flash
A Gazeta do Acre: