X

A verdadeira causa

Como se viu, pelo segundo domingo seguido, o Acre foi destaque no programa Fantástico da Rede Globo, desta vez focando as facções criminosas que estão agindo dentro e fora dos presídios aumentando a criminalidade no Estado.
Nada a opor à reportagem, embora, ao abordar a interiorização desses grupos criminosos poderia ter sido mais explícita em apontar a verdadeira causa desse processo, que é e continua sendo as fronteiras escancaradas com os países tidos como maiores produtores e exportadores de drogas.
Ou seja, essas facções ou grupos criminosos não migraram para Acre e outros estados da Amazônia sem motivos. Eles vieram pela facilidade que estão encontrando em ter acesso ao narcotráfico. Aqui, como outros estados, encontraram todas as facilidades de acesso às drogas e armas, passando a disputar “territórios”, desencadeando uma guerra sangrenta e, por conseguinte, aumentando os índices de criminalidade.
Como já se disse e vale repetir sempre, a responsabilidade primeira e constitucional é do Governo Federal em vigiar as fronteiras. Como vale lembrar que o governador Tião Viana foi o primeiro a denunciar essa omissão histórica do Governo Federal, reunindo inclusive governadores de outros estados que estão também sofrendo com o mesmo problema.
Ignorar este fato é ser igualmente omisso e conivente com esse Governo zumbi, cujo presidente da República bateu o recorde de rejeição da sociedade brasileira.

Fabiano Azevedo: