X

Governo entrega Memorial Wilson Pinheiro nesta sexta

FOTO/ CEDIDA

O Memorial Wilson Pinheiro, em Brasileia, será entregue pelo Governo do Estado nesta sexta-feira, 20, às 9h, após passar por revitalização. O projeto foi proposto ao governo do Estado em 2008. Foi feito o memorial, mas o local sofreu com duas alagações que atingiram o município. Por isso, o governo destinou R$ 150 mil com a restauração, nova sede e exposição

O espaço que abriga o memorial está situado no antigo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, local onde Wilson foi assassinado. Aliás, no último dia 21 completaram-se 38 anos de sua morte. O espaço está localizado na Rua Geny Assis, 269, no Centro da cidade. Foi palco de inúmeras reuniões para planejar atos de resistência e empates.

Estão convidados para participar da solenidade de hoje o governador Tião Viana, a prefeita de Brasileia, Fernanda Assem, a presidente da FEM, Karla Martins, a presidente Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasileia, Francisca Bezerra, e líderes comunitários.

A nova exposição do memorial desenhada pela equipe do Patrimônio Histórico da FEM, com consultoria do historiador Marcos Vinicius das Neves e do jornalista Elson Martins, busca mostrar aos moradores da cidade, principalmente para os acreanos, um pouco da formação da cultura seringueira no Acre durante um século em que os seringais foram um meio de vida junto com a formação da cidade de Brasileia.

 

A Gazeta do Acre: