22 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

22 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

A vida melhorou

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
18/08/2018 - 15:55
Manda no zap!CompartilharTuitar

Talvez não na mesma ordem, mas não restam dúvidas, e é senso comum, que trabalho, saúde e educação são prioridades na vida de qualquer pessoa. Para o agricultor José Carlos de Figueiredo, 73 anos, vivendo no Acre há 32 anos, sete dos quais no Ramal da Cigana, em Manoel Urbano, “… primeiro lugar a agricultura, em segundo a saúde, pois o cara sem saúde não faz nada. Em terceiro vem a educação … Primeiro a agricultura, porque com agricultura tem alimento, porque sem alimento não se tem saúde, e o cara sem saúde não estuda¨.
Com investimentos e o fortalecimento da atenção primária e do saneamento básico em todo o estado, somados à educação, saúde, empreendedorismo (economia criativa) e agricultura familiar, que proporcionam distribuição de renda e inclusão social, o povo do Acre pode se orgulhar dos avanços e melhoria na qualidade de vida.
Esses investimentos se traduzem em programas do governo do Estado, como o Quero Ler, o Proser e o Ruas do Povo. Talvez esses, somados a tantos outros, possam explicar por que o Acre se destaca com o modelo econômico público, privado e comunitário e se tornou referência em política ambiental e sustentável.
Alguns estudos do Ministério da Saúde apresentam o Acre entre os seis estados com redução da taxa de mortalidade infantil, resultado das decisões do governador Tião Viana e de uma geração política que decidiu cuidar deste estado.
O governador Tião Viana garantiu investimentos em UTI neonatal, fortaleceu programas como o banco de leite, rede cegonha e ampliação de leitos, mas, principalmente, realizou uma revolução no saneamento básico. Mesmo sendo responsabilidade dos municípios, o governo definiu como meta levar a 90% da população água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
Em Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa, o objetivo é mais ousado: 100% das moradias urbanas terão água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Ainda mais ousado pelo fato de essas quatro cidades estarem a muitos e muitos quilômetros distantes dos centros de abastecimento de material, tendo ligação apenas pelos rios ou avião. Visualizem a logística de carregar brita, cimento, ferro, concreto e toneladas de máquinas pelos rios acreanos.
Isso é decisão política de um médico, governador do Estado, que junto com sua equipe sabe que só se melhora o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com investimentos na saúde pública e promovendo melhor qualidade de vida.
São necessários investimentos que, em médio prazo, apresentam resultados na economia, educação e saúde. Como exemplo, o número de internações do Hospital das Clínicas (HC), que teve redução média de 27% – de mais de 9.600 internações em 2012 para 6.441 em novembro de 2017. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).
Um legado que é fácil de ser percebido nas cidades e na zona rural, de acordo com a declaração de Figueiredo. Quando perguntado sobre sua vida no Acre, ele revela o amor pela agricultura e conta que aqui tem o apoio para as coisas de que precisa: “… Não é contando vantagem, mas já me chamaram para ir para a cidade, me ofereceram grandes coisas. Não, eu gosto da agricultura. Aqui plantando, tudo dá”.
Sem comparações, Jorge Viana resgatou a autoestima do povo do Acre, Binho Marques transformou nossa história por meio da educação e Tião Viana está deixando uma mensagem para o futuro: saúde é o agente revolucionário para uma sociedade de oportunidades e qualidade vida.
Agora, mais uma vez, quem decide é o cidadão. Parafraseando o presidente Lula, é o povo que vai decidir como seguir e o que “presta”.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

50

Próxima Notícia

Gazetinhas – 19.08.2018

Mais Notícias

ARTIGO - Os indígenas brasileiros pedem socorro  
Em Debate

ARTIGO – Os indígenas brasileiros pedem socorro  

28/09/2020
Como cortar gastos desnecessários mesmo na pandemia? Veja 10 passos
Destaques Cotidiano

Como cortar gastos desnecessários mesmo na pandemia? Veja 10 passos

10/07/2020
Plano de saúde não pode negar tratamento prescrito por médico e deve cobrir teste de Covid
Destaques Cotidiano

Plano de saúde não pode negar tratamento prescrito por médico e deve cobrir teste de Covid

30/06/2020
ARTIGO - O pacto da quarentena
Destaques Cotidiano

ARTIGO – O pacto da quarentena

29/06/2020
ARTIGO: Como é conviver com a Covid-19
Espaço do leitor

ARTIGO: Como é conviver com a Covid-19

26/06/2020
ARTIGO - Coronavírus nas comunidades: a realidade dura de muitos brasileiros
Destaques Cotidiano

ARTIGO – Coronavírus nas comunidades: a realidade dura de muitos brasileiros

23/06/2020
Mais notícias
Próxima Notícia

Gazetinhas - 19.08.2018

“As pedras sujas”

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre