O governador Tião Viana entregou na manhã desta terça-feira, 25, em frente ao Comando-Geral da Polícia Militar do Acre, 805 novos fardamentos completos para a PM e 205 coletes balísticos para as forças de segurança do Estado. O recurso financeiro para as aquisições é resultado da parceria entre o governo e Ministério Público do Trabalho.
Além disso, foram entregues notebooks, computadores, HDs externo, nobreaks, impressoras, câmeras e outros equipamentos de apoio para o Instituto Socioeducativo (ISE) e para as equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar. As aquisições são fruto de convênio entre o Acre e a Secretaria Nacional de Atenção às Drogas (Senad).
Até dezembro deste ano, o governo deve entregar três novas fardas completas para cada policial militar do Acre.
“Estaremos até o final de dezembro no máximo entregando os três uniformes, honrando e cumprindo a nossa atribuição constitucional, mas sempre indo além. Ninguém no Brasil deu a valorização policial que o Acre deu nesses anos. Ninguém no Brasil fez o esforço financeiro pra honrar com as polícias o que nós fizemos”, destaca o governador Tião Viana.
Investimentos em segurança – Segundo o secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas, a entrega de fardamento e equipamentos é parte do planejamento feito em parceria com o governo. Somente em 2017, foram investidos R$ 500 milhões em Segurança Pública – o que coloca o Acre como o estado que mais investe na área, proporcionalmente.
“Essa entrega significa o respeito que o Estado tem pela segurança pública, sobretudo na questão do uniforme que significa a identidade da polícia”.
O comandante-geral da PM, coronel Marcos Kinpara, destaca que a corporação é valorizada pelo governo, com melhoria no salário que a coloca como a quinta mais bem paga do país e entrega de inúmeros equipamentos entre novos veículos, armamento, munições e agora o fardamento.
“Agradeço ao Governo do Estado e à Secretaria de Segurança Pública pelo empenho. A natureza da Polícia Militar é fardada e ostensiva. Temos uma polícia forte, a mais honesta do Brasil e temos procurado dar as melhores condições de trabalho. Estamos nas ruas, combatendo no dia a dia o crime.”