Ocorreu nesta quarta-feira, 26, a pose do novo desembargador do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC). O juiz de Direito Luís Vitório Camolez foi escolhido para o cargo pelo mérito de antiguidade, por unanimidade, após a vaga ficar aberta com o falecimento de Cezarinete Angelim, ocorrido em agosto.
A sessão foi conduzida pela desembargadora-presidente do TJ/AC, Denise Bonfim, e tevea participação de membros da Corte de Justiça Acreana e representantes de outras instituições.
O magistrado era o Titular da Vara de Órfãos e Sucessões da Comarca de Rio Branco e presidente da Associação de Magistrados do Acre (Asmac), tendo, nesses mais de 20 anos de serviços prestados, passado por diversas unidades judiciárias da Capital e do interior do Estado.
“Um momento de muita importância para o judiciário acreano. Camolez tem competência e uma conduta prestigiada por todos os membros dos TJAC”, disse Denise Bonfim.
“Mesmo em uma circunstância de muita tristeza, pela perda de nossa querida Cezarinete, me sinto contemplado e muito feliz, ocupando esse novo cargo. Me utilizarei da caminhada que trilhei até aqui, para fazer o melhor, com competência. “Na primeira oportunidade ao fazer o uso da palavra, em solenidade desse Tribunal, referi-me à quebra de muros. Na segunda, sobre construção de pontes. Nessa oportunidade, afirmo ser a chegada à hora da colheita”, disse o desembargador empossado.
Trajetória profissional
O juiz de Direito Luís Camolez iniciou as atividades em 1978, no Fórum João Mendes Jr, em São Paulo, como escrevente. Um ano depois, foi transferido para a 1ª Vara Criminal de Presidente Prudente, onde permaneceu até 1986.
No mesmo ano, exonerou-se e mudou para Presidente Médici, em Rondônia, onde começou a advogar. Luís Camolez chegou a ocupar cargo de assessor jurídico da Câmara Municipal, posteriormente, procurador do Município.
Em 1995, mudou-se para cidade de Porto Velho para cursar a escola da Magistratura do Tribunal de Justiça, concluindo o curso no mesmo ano. Ainda em 1995, foi aprovado em concurso público para o cargo de juiz de TJAC, onde foi empossado em fevereiro de 1996.
Exerceu suas atividades na Vara Criminal de Cruzeiro do Sul e Comarca de Mâncio Lima, até 1997. Foi removido para a Vara Cível de Cruzeiro do Sul, em 1997, permanecendo até 1999, quando foi promovido para a Comarca de Sena Madureira.
Em maio de 2001, foi promovido para a Vara de Órfãos e Sucessões de Rio Branco, onde permaneceu até ocupar a vaga de desembargador pelo critério de antiguidade.
Luís Camolez também foi eleito presidente da Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) para o biênio 2017/2018. Mesmo empossado como desembargador, ele continua na responsabilidade da entidade até o término do biênio.
É casado com Yolanda Camolez, há trinta anos e possui dois filhos.