A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Entorpecente (DRE), deflagrou na tarde desta quarta-feira, 19, a operação “Bernardone”. Os policiais cumpriram 25 mandados de busca e apreensão na região do Bairro São Francisco. Na ocasião, 9 pessoas foram presas.
A ação visa combater crimes relacionados ao tráfico de drogas e organização criminosa que agiam naquela região. A investigação que terminou com as prisões desta manhã durou 60 dias.
Entre os presos estão Jerry Andriane Ayres da Silva, 33, Ingrid Antônia de Souza, 22, Riane do Nascimento, 26, Erivan Pereira da Silva, 24, Anderson de Lima Pessoa, 24, Leonan de Araújo Lemos, 18, Ismayle Santos da Cruz, 30, José Francisco Lucas da Silva, 39, Paulo Roberto Farias de Lima, 31.
O grupo vai ser indiciado por tráfico, formação de quadrilha, associação para o tráfico e posse ilegal de arma. O delegado de Repressão a Entorpecentes (DRE), Pedro Resende, afirmou que a quadrilha agia com a venda de drogas nos becos do bairro.
O delegado destacou que várias denúncias recebidas pelo WhatsApp da Polícia Civil ajudaram na compilação de informações para prender a quadrilha.
Durante as buscas, a Polícia Civil apreendeu 700 gramas de drogas (maconha e cocaína), 41 capsulas de munição calibre 380, 19 de calibre 38 e 14 de 9mm, além de três veículos e R$ 1,5 mil em espécie.
A operação é fruto de planejamento estratégico de combate à criminalidade. Participaram da operação cerca de 80 agentes de Polícia Civil, dois delegados, seis escrivães, com apoio de homens da Coordenação de Recursos Especiais (Core) e do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas de Segurança Pública (Ciopaer).
O nome da operação “Bernardone” se dá em alusão ao Santo Francisco de Assis que tem como nome de batismo Giovani Pietro Bernardone e da ação que se deu no bairro São Francisco em Rio Branco.