Neste sábado, 22, o Centro de Zoonoses oferece seis pontos da campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, na Capital. As doses estarão disponíveis das 9h às 16h. Vale ressaltar que podem ser vacinados cães e gatos acima de três meses de vida.
Os donos devem levar as carteiras de vacinação. Caso o animal não possua, será feita uma nova carteira no ato da vacina.
Os pontos de vacinação são Escola Alcimar Nunes Leitão no Universitário II, Escola Adalberto Sena no Tucumã Rua W I, Escola de Música no Tucumã II, Escola Teresinha Kalume na Rua Amoty Pascoal 44 no Rui Lino, Praça Primavera na Rua das Flores no Manoel Julião, Igreja Nossa Senhora de Fátima no Bairro da Paz.
Essa é a segunda etapa de vacinação em pontos fixos de Rio Branco. A ação deve continuar até o mês de novembro. Mas, o CCZ informa que, mesmo com a realização da campanha em pontos estratégicos, as equipes do órgão continuam fazendo a visitação nos bairros, indo de casa em casa para vacinar os bichos.
A campanha foi iniciada em abril e já atingiu mais de 11 mil animais, tanto na área urbana como na ribeirinha. A vacina é segura e gratuita. É recomendada, também, para os animais que não saem de casa, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis.
A Raiva é uma doença causada por um vírus que afeta os mamíferos e seres humanos e os principais transmissores são morcegos, cães e gatos. O vírus rábico, contido na saliva do animal, penetra no organismo, principalmente por meio de mordedura e, mais raramente, pela arranhadura e lambedura de mucosas.
Os sintomas são apatia, falta de apetite, febre, progredindo para agressividade, sensibilidade à claridade e convulsões. A doença não tem cura e pode levar à morte. Somente a vacinação pode prevenir a doença.
A vacinação é gratuita e obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01. As seringas e agulhas são descartáveis.
O comprovante de vacinação, documento que atesta a vacinação do animal contra a raiva, é valido por um ano. O proprietário deverá identificar, no comprovante de vacinação, os dados do animal, como o nome e nº do Registro Geral Animal (RGA).