O Governo do Estado anunciou que no dia 7 de outubro haverá nas ruas um efetivo policial quatro vezes maior que o de rotina. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), todo o efetivo já foi convocado e estará à disposição no dia do pleito.
“Os órgãos responsáveis pelo pleito já formalizaram essa solicitação e nos atuarem em apoio a PF. Todos os 22 municípios contarão com equipes como forças auxiliares e, a pedido da PF, em 11 cidades a Polícia Civil vai atuar na investigação de casos que porventura surgirem”, explicou o secretário de Segurança Pública, Vanderlei Thomas.
Em dia de eleições, todo o esquema de segurança pública é de responsabilidade da Polícia Federal. As demais polícias e o Exército atuam como forças auxiliares quando solicitadas.
“Nosso trabalho de apoio se dará na véspera da eleição, e ao longo de todo o dia 7, tanto na segurança no entorno das sessões eleitorais, quanto durante a apuração. Manteremos força total para garantir um pleito tranquilo e seguro”, disse Vanderlei Thomas.
As forças armadas também foram solicitadas e devem atuar no transporte das urnas e demais equipamentos da Justiça Eleitoral, além de promover a segurança pública nas comunidades de difícil acesso, a fim de garantir o direito ao voto de todos os cidadãos acreanos.