A jornalista e escritora acreana Vássia Silveira lança, nesta quinta-feira, 27, seu quinto livro em prosa e poesia, “Branca nuvem em céu escuro”. O evento de lançamento será realizado no Café com Poesia, localizado na Rua Edmundo Pinto, Floresta.
Segundo a escritora, a obra reúne crônicas e poesias que haviam sido escritas há algum tempo. “Não há um tema específico, mas os textos partem, pelo menos a maioria, de um olhar sobre o cotidiano. Ou sobre a poesia do cotidiano que se desdobra em imagens, diálogos – ora interiores, ora com o leitor”.
Sobre o título da obra, Silveira conta que “Branca nuvem em céu escuro” poderia ser o primeiro verso de um poema que ela não escreveu.
“Gosto desse título. Então fiz uma crônica, que está no livro, e usei para ambos. Quando leio esse título, penso em poesia, não procuro explicação. Mas, me agrada imaginar que ela possa dar uma ideia de esperança, otimismo em meio ao caos.”
Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a jornalista é ainda autora de: Febre Terçã (2013), Indagações de ameixas (2011), Quem tem medo do Mapinguari? (2008) e Braboletas e ciuminsetos (2007).
Além disso, Silveira integra a antologia de poesia: Blasfêmeas – Mulheres de Palavra (2016), e é uma das autoras do Balaio de ideias (2007). Possui ainda crônicas, poemas, traduções e ilustrações publicadas em revistas literárias.
O livro será vendido no local do lançamento por R$ 36,00, assim como os outros livros da autora. Quem desejar pode adquirir também pelo site da editora Penalux.
Sinopse – Com um título tão intrigante quanto poético, Vássia Silveira constrói seu mais novo livro “Branca Nuvem Em Céu Escuro” com textos difíceis de classificar, assim como já revelou ser sua marca literária.
Misturando prosa com poesia, a autora edifica uma obra única e de qualidade ímpar. Seus textos buscam não somente representar o cotidiano, mas também ressaltar suas delicadezas e conflitos, revelando, sutilmente, uma atmosfera de caótica esperança.
A paraense radicada no Acre – apresentando clara influência no cânone da literatura, tais como Clarice Lispector ou Fernando Pessoa – consegue ostentar, como poucos, a habilidade bruta de fazer malabarismos com os gêneros literários, fabricando, portanto, uma obra inigualável. Seu novo livro pretende penetrar nas frestas do dia-a-dia e explorar sua profundidade, sem trazer à tona as epifanias que encontra, deixando esta tarefa encarregada ao leitor.
“Branca Nuvem Em Céu Escuro” é instigante, desafiador e, de certa forma, confortante: uma leitura indispensável aos fãs de literatura de alta qualidade.