Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam aumento de casos de depressão em todo mundo. No Brasil, a depressão atinge 11,5 milhões de pessoas, o que corresponde a 5,8% da população.
Trata-se de ma doença silenciosa, perigosa, cada vez mais presente na sociedade nos dias atuais, mas que, felizmente, tem cura.
Setembro é o mês de prevenção ao suicídio, intitulado Setembro Amarelo, uma campanha nacional, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida, do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Durante toda esta semana, em Rio Branco, o Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) realizou uma extensa programação com ações na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima, no CRAS da Sobral, auditório da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e no auditório do próprio Hosmac.
O objetivo é promover a conscientização da doença e principalmente falar sobre a prevenção.
Nesta sexta-feira, 21, essa programação referente ao Setembro Amarelo terminou na UPA da Sobral, onde foi realizada palestra sobre a prevenção e manejo do suicídio. O evento foi aberto ao público.
Renata Vasconcelos, gerente de assistência do Hosmac, diz que a unidade sempre promove ações educativas de saúde mental e de prevenção da depressão e do suicídio. “A ideia é ampliar as discussões sobre a prevenção em relação aos cuidados de saúde mental, mais especificamente a depressão, principal causa do suicídio.”