Sustentabilidade. Essa é a principal característica da nova sede do Sebrae no Acre inaugurada nesta segunda-feira, 1º, na Avenida Ceará, bairro do 7º BEC. O prédio conta com energia solar, captação de água de chuva, quebra-sol, entre outros.
Com um investimento de aproximadamente R$ 22 milhões, o Sebrae pensou em uma estrutura que valorizasse e agilizasse o atendimento ao cliente, além de contribuir com a conservação do meio ambiente.
Instalado no Acre em 1991, o Sebrae funcionou em dois imóveis alugados no centro de Rio Branco até inaugurar a primeira sede própria em dezembro de 1993 na Rua Rio Grande do Sul.
“Esta nova sede é um divisor de águas entre o que Sebrae já fez e do que pode fazer em relação aos pequenos negócios. Este é um momento que vai marcar muito. Este não é apenas um prédio, é um conceito bastante elevado de atendimento ao nosso cliente de forma integrada e com foco na sustentabilidade e na inovação. Tivemos muita dificuldade para chegar até aqui, depois de várias diretorias que passaram pelo projeto e hoje estamos celebrando esta entrega onde o grande beneficiado vai ser o cliente e o Estado na medida em que poderemos aumentar nossa contribuição para o seu desenvolvimento”, descreveu o diretor-superintendente Mâncio Cordeiro durante a solenidade de inauguração ontem.
A nova sede do Sebrae tem 4,8 mil metros quadrados de construção distribuídos em três pavimentos. A fachada metálica, na verdade, são brises, ou “quebra-sol”, uma armação em forma de rede com tramas inclinadas que funcionam como persianas para filtrar os raios solares, mas liberando o vento e contribuindo para a redução da temperatura.
“Esta obra foi iniciada no dia 5 de agosto de 2010 por iniciativa dos dirigentes Carlos Sassai e Orlando Sabino. A sede do centro já não comportava mais e eles seguiram adiante. Carlos Sassai não só pensou em uma nova sede. Ele agiu imediatamente e hoje vemos o resultado”, apontou o presidente do Conselho Deliberativo, Jurilande Aragão.
Outro aspecto da estrutura que chama atenção é o conjunto de placas solares que transforma o calor em energia suficiente para iluminar todo o prédio. E por falar em recursos sustentáveis, até a água das chuvas será reaproveitada, junto com uma fonte natural do subsolso, para abastecer um espelho d’água, regar os jardins do prédio e garantir a limpeza do edifício.
Esteve ainda presente no evento de inauguração o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Vinícius Lage. “Espero que, como diz o belíssimo Hino Acreano, que o Sebrae possa ser o mais belo e o mais claro farol para quem quer empreender neste Estado”.
Atendimento ao cliente
Os dois primeiros pavimentos são totalmente destinados ao atendimento ao cliente de forma integrada. O acesso ao espaço pode ser feito por uma rampa que leva direto para o primeiro andar, ou por calçadas nas laterais da rampa que levam até o térreo e estacionamento.
O andar térreo possui um auditório com capacidade para 249 pessoas e um salão multiuso, cujas divisórias móveis permitem que seja transformado em até cinco salas para reuniões, cursos, treinamentos e outras finalidades necessárias ao empreendedor.
O auditório e o salão multiuso são conectados por um amplo saguão que vai permanecer aberto e que também poderá ser utilizado como local para eventos de mercado ou artísticos. Também dispõe de uma área de estacionamento coberta destinada exclusivamente ao cliente.
No primeiro andar estão localizados o escritório de atendimento para o público das regiões do Baixo Acre e Purus e o Sebraelab, laboratório de validação para empreendimentos inovadores e um espaço para inclusão das crianças que acompanham os pais.
Lição de casa
Para a diretora-técnica do Sebrae, Sídia Gomes, a estrutura da nova sede possibilita um atendimento de forma integrada ao cliente.
“Agora temos toda a estrutura para que o cliente pense o pequeno negócio; para fortalecer seu pequeno negócio; para receber treinamento, capacitação, para fazer pequenas feiras, enfim, uma estrutura bem mais adequada ao momento atual”, comenta Sídia.
A diretora destaca que a própria obra remete a conceitos que Sebrae tanto dissemina entre seus clientes. São eles: sustentabilidade e inovação. “Agora podemos dizer que, além de ensinar, o Sebrae também pratica a sustentabilidade”.
A diretoria executiva da organização e seus funcionários não escondem a satisfação de trabalharem no novo espaço. A diretora administrativa e financeira, Rosa Nakamura, diz que este é um momento de celebração. “Trata-se de um espaço para os pequenos empreendedores que segue um novo conceito pautado na inovação, sustentabilidade e biodiversidade para o desenvolvimento do Estado. Gratidão a todos que direta ou indiretamente participaram para a consolidação deste momento”, ressaltou Rosa.