X

Presidência da República será decidia em segundo turno no próximo dia 28

A Presidência da República será disputada no segundo turno entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), como confirmou a apuração das urnas Bolsonaro obteve 46,03% dos votos, enquanto o petista ficou com 29,27%. Na sequência aparecem Ciro Gomes (PDT), com 12,47%, e Geraldo Alckmin (4,76%).

O segundo turno acontece no próximo dia 28. Os brasileiros foram às urnas neste domingo, 7, para eleger 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais, 54 senadores, 27 governadores e um presidente da República nas eleições de 2018.

“Nós vamos enfrentar esse debate. Queremos enfrentar com muito respeito e com uma única arma: o argumento”, comentou o candidato Fernando Haddad sobre o segundo turno.

Jair Bolsonaro disse que a união fará do Brasil uma grande nação. “Não vai ser fácil o segundo turno. Devemos continuar mobilizados”, adiantou o candidato.

Bolsonaro e Haddad disputam a Presidência pela primeira vez e foram os dois mais votados entre os 13 postulantes ao Palácio do Planalto.

Esta é a oitava eleição presidencial por meio do voto direto desde a redemocratização, no fim da década de 1980. O vencedor governará o Brasil de 1º de janeiro 2019 a 31 de dezembro de 2022.

O resultado do primeiro turno quebrou a polarização entre PT e PSDB na eleição presidencial. Nas últimas seis eleições, os dois primeiros colocados foram dos dois partidos, e houve duas vitórias do PSDB (1994 e 1998) e quatro do PT (2002, 2006, 2010 e 2014).

Bolsonaro é mestre em saltos da brigada paraquedista do Exército. O candidato da coligação PSL-PRTB liderou todas as pesquisas de intenções de voto para a Presidência da República.

Com apoio até de defensores da monarquia, o capitão da reserva, nascido em Campinas (SP) há 63 anos, fez uma campanha popular, que reuniu grandes grupos de simpatizantes nas ruas, mas também foi alvo de muitas críticas e contraofensivas.

Casado três vezes, tem cinco filhos, dos quais três estão na vida política. O PSL é o seu nono partido. A Justiça Eleitoral declarou patrimônio de R$ 2,3 milhões.

Fernando Haddad tem 55 anos e nasceu na cidade de São Paulo. Ele é casado há 30 anos com Ana Estela, com quem tem um filho e uma filha. É formado em Direito, com mestrado em Economia e doutorado em Filosofia pela Universidade e de São Paulo (USP). Haddad foi eleito prefeito da cidade de São Paulo em 2012.

Jair Bolsonaro (PSL)
Fernando Haddad (PT),
Categories: Flash
A Gazeta do Acre: