O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) realizou Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito da Justiça Eleitoral à desembargadora Maria Cezarinete de Souza Augusto Angelim (in memoriam) na tarde desta terça-feira, 16, data em que ela comemoraria aniversário.
A medalha foi entregue à família da homenageada, representada pela mãe Francisca Chagas da Costa, pela irmã Maria Cesarineide de Souza Lima, pelo filho Stephane Quintiliano de Souza Angelim e pelos sobrinhos Paula Cezane, Poline Helena de Araújo Aguiar e Alex Silva de Souza.
Compuseram a mesa de honra os membros da Corte Eleitoral; o procurador do Estado, Luciano Fleming Leitão, representando o governador; a desembargadora Eva Evangelista, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ/AC) e a irmã da homenageada, Maria Cesarineide de Souza Lima, que é desembargadora do TRT da 14ª Região, com sede em Porto Velho.
Além dessas autoridades, prestigiaram a solenidade os desembargadores do TJ/AC, Samoel Evangelista, Roberto Barros, Laudivon Nogueira, Júnior Alberto e Luís Camolez, e a defensora pública geral em exercício, Simone Santiago. Também estiveram presentes servidores do TRE/AC e do TJ/AC.
A condecoração é concedida aos membros da Corte Eleitoral pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral. A magistrada exercia o cargo de vice-presidente do TRE/AC desde agosto de 2017.
Em nome dos demais membros da Corte, a corregedora regional eleitoral, juíza Olívia Ribeiro, ressaltou a importância da honraria concedida e as qualidades da homenageada: “Penso que Cezarinete não teve só mérito profissional, sua história de vida, desde criança, foi coroada com grandes méritos, entre eles, os de filha, irmã, esposa e mãe”, disse no início do discurso. Em Seguida, disse que a magistrada era uma entusiasta da conciliação e mediação, pois acreditava que esses mecanismos além de aproximar o Judiciário das pessoas, conduziam à pacificação social.
A irmã da homenageada, desembargadora Cesarineide de Sousa Lima, agradeceu aos membros da Corte pela condecoração. “Quero externar a minha emoção de estar hoje aqui nesta casa, que é tão importante para o Brasil, principalmente neste momento de eleições que estamos vivendo. Agradeço à Corte Eleitoral do Acre por essa justa homenagem à minha irmã, que sempre buscou a justiça justa e fraterna”, enfatizou.
O ato solene foi marcado por comoção em diversos momentos. Um vídeo contendo fotos de toda a trajetória da homenageada, desde a infância, com acervo cedido pela família, à atuação dela como advogada, juíza e desembargadora foi apresentado com a trilha sonora cantada na voz de uma das filhas da magistrada, Giovanna Angelim.
Antes de encerrar a sessão solene, a presidente do TRE/AC, desembargadora Regina Ferrari, convidou os membros da Corte, para que juntos, entregassem um buquê de flores à mãe da desembargadora Cezarinete, Francisca Chagas da Costa.