17 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Catástrofe e Solidariedade

Fabiano Azevedo por Fabiano Azevedo
30/11/2018 - 23:42
Manda no zap!CompartilharTuitar
RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Catástrofe e Solidariedade

“Saltou aos olhos a solidariedade espontânea e comovente, numa união quase associativa, dos que foram diretamente afetados pela tragédia.”

A recente catástrofe, ocorrida no Morro da Boa Esperança, em Piratininga/ Niterói, com mais de uma dezena de vítimas fatais e famílias desabrigadas, mostrou que a solidariedade, na forma de relação social unida por interesses comuns, ainda se faz presente nos corações de muitas pessoas. A catástrofe despertou a solidariedade de todos, sobremodo dos que estavam mais perto, presenciando  in loco as agruras do próximo.

 Saltou aos olhos  a solidariedade espontânea e comovente, numa união quase associativa, dos que foram diretamente afetados pela tragédia. Foi uma comoção geral de solidariedade física, espiritual e psicológica de uns para com os outros, alguns sepultaram seus próprios mortos. Solidariedade que sobrepujou a  fraternidade universal e se particularizou na “ternura parentesca” como se todos fossem da mesma família, do mesmo sangue.

Admirável igualmente, num mundo de homens extremamentes egoístas, foi constatar que em meio a tanta desgraça, sobejou entre os inditosos grande benevolência; tanta bondade contrastando com tão pouca justiça. Provavelmente porque a bondade é resultado dum altruísmo expontaneo, e a justiça depende de raciocínio e julgamento. Essa surpreendente boa ação, em detrimento da justiça, se assemelha a doçura do coração de uma mãe por seu próprio filho, na maioria das vezes, é universal, as mulheres mães são, em relação a seus filhos infelizes,  menos justas e abundam em boas ações.

O sofrimento foi  grande, mas a oportuna solidariedade suscita esperança, nos filhos do Morro da Esperança,  de que nem tudo está  acabado. Mesmo com a repentina perda, principalmente de forma trágica como foi o caso dessas famílias que viram anos de trabalho ser arrastados em poucos minutos pela violência das águas em grande volume e velocidade levando tudo e a todos de roldão, trazendo destruição e morte. Mesmo com tamanha dor de se verem tolhidos e privados da casa e do lugar ou qualquer outro bem de consumo; até mesmo dos animais de estimação; e; sobretudo da pessoa amada que se foi de forma repentina e trágica.

Dentre as muitas lições, que essa desgraça pública deixou posso pontuar, além das impressões acima, uma outra de igual valor: A constatação de que a maior força na face terra, ainda é a força de vontade de homens e mulheres de bem. Essa força, quando vem à tona, nos  remete para o plano da comunidade universal, para a perspectiva de uma cidadania cosmopolita. É o agir considerando a humanidade em si mesmo e na pessoa dos demais, nunca como meio, mas sempre como fim em si mesmo, implica estabelecer outra forma de relação com os seres humanos e com a natureza. Aí não pode haver espaço para a instrumentalização. Este ideal de uma civilização cosmopolita permite que os seres humanos possam se sentir e se tratar como membros de uma só comunidade, não apenas pelo estreitamento das relações interpessoais, quanto pelo fato de compartilharem uma causa comum. Compartilhar a mesma condição, reconhecer em si e nos demais a mesma dignidade, enfim, sentir-se no mundo como co-habitantes da mesma possibilidade e neceessidade.

Francisco Assis dos Santos é humanista.

E-mail: [email protected]

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Justa comemoração

Próxima Notícia

Gazetinhas – 01.12.2018

Mais Notícias

Roberta D'Albuquerque

Nada de mais. Três coisinhas só

16/06/2025
Beth Passos

Entornou

10/06/2025
Roberta D'Albuquerque

Bom dia. Juro.

09/06/2025
Beth Passos

Falácia

04/06/2025
Roberta D'Albuquerque

O vento cantarino

02/06/2025
Beth Passos

Cortinas

27/05/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Gazetinhas - 01.12.2018

Gazetinhas - 02.12.2018

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre