X

Que assim continue

Por ignorância ou má fé ou as duas juntas, alguns setores insistem em extrapolar, tentando criar um clima de caos com essas medidas de contenções de despesas que o governador Tião Viana vem tomando nas últimas semanas, entre outras a demissão dos cargos comissionados, a venda de prédios públicos desativados e rescisões de alguns contratos.

No caso dos cargos em comissão ou os chamados comissionados, eles são os primeiros a saber que seus contratos são provisórios, não passaram por concurso público e poderiam ser dispensados ou demitidos a qualquer hora. São cargos de confiança que qualquer Governo dispõe para executar determinados serviços públicos.

Nesta fase de transição, o que o atual Governo está fazendo é por assim dizer um favor ao futuro Governo que assumirá em janeiro, eximindo-o de fazer essas demissões e dando um tempo para que esses servidores procurem outras alternativas de trabalho.

Não há nada, portanto, de errado ou ilegal nesta e outras medidas que o governador Tião Viana vem tomando. Ao contrário, são benéficas para continuar honrando o compromisso ou a obrigação de manter o pagamento do funcionalismo em dia, como veio fazendo ao longo de seu mandato. O que, como se vem assinalando, poucos governos, inclusive de estados tidos como mais desenvolvidos, não estão conseguindo.

Vale registrar também que o processo de transição está transcorrendo de forma pacífica, republicana, sem arreganhos de uma parte ou de outra, e a sociedade espera que assim continue.

Fabiano Azevedo: