Coluna 01/06/2019

“Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!”

Rui Barbosa

Final de semana chegando e com ele uma agenda cultural repleta de atrações tanto para quem curte agitar, bem como para aqueles que preferem fazer uma social mais tranquila.  A Coluna reuniu várias dicas para você, leitor. Confere aí!

DESTAQUE

 

CALENDÁRIO JUNINO

Tem “arraiá” na cidade. Se você gosta de brincadeiras, comidas típicas e apresentações de quadrilhas então se liga no Calendário Junino. O Circuito Junino de Rio Branco será divido em três etapas durante o mês de junho: 14, 15 e 16, no Quadrilhódromo; 22, 23 e 24, na Praça da Juventude da Cidade Nova; e 28 29 e 30, novamente no Quadrilhódromo. A realização é da Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil, em parceria com a Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac).

EMBRIAGO 2019

A Calourada raiz está chegando. Dia 1º de junho, no Maison Borges, a partir das 15 horas. Preparem-se para a diversão!

CONFERÊNCIA

Na próxima terça-feira, 4, acontece a V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, NO Anfiteatro da Ufac. O objetivo do evento é debater os desafios de envelhecer nos éculo XXI e o papel das políticas públicas.

 SARAU

O curso de Música da Ufac realiza no dia seis de junho o Sarau do Zé. O evento é beneficente ao aluno e cavaquinhista José Luiz dos Santos Macambira, assaltado e baleado no último dia 23.

EXPOSIÇÃO I

Entre os 14 de junho a 15 de julho, nos Museu dos Autonomistas, acontece a exposição História do Fado Patrimônio Imaterial da Humanidade. Horário: 9 as 16:30h.

EXPOSIÇÃO II

Até o dia 12 de junho, à disposição do público amante das artes, a exposição do premiado artista plástico Jorge Rivasplata “Vida em cores”, no Memorial dos Autonomistas, no Centro de Rio Branco.

SESC

Sesc no Acre, através do projeto Amazônia das Artes 2019, apresenta a exposição “Percepções”, do artista plástico Gabriel Archanjo (PI). A abertura será às 19h na Galeria Sesc de Artes do Sesc Centro. A entrada é gratuita. A exposição fica aberta até o dia 20 de junho.

ESQUINA CULTURAL

A Associação dos Artistas Plásticos do Acre (AAPA) realiza todas as quintas-feiras, às 17h, o “Esquina Cultura”, com desenho, dança, música, fotografia, literatura, teatro, filosofia e muita arte.  Gostou? Corre lá para conferir.

NETFLIX…

 

LANÇAMENTOS

Junho é um ótimo mês de lançamentos na Netflix, estreiam a quinta temporada de Black Mirror, a terceira de 3%, a segunda de Dark, a sequência de Marvel – Jessica Jones e muitas outras novidades em filmes originais, títulos licenciados e mais animações.

O serviço de streaming destaca também, entre os conteúdos licenciados, todas as seis temporadas de Glee e dois longas da série O Senhor dos Anéis. Para os baixinhos, chegam Pokémon Sol e Lua (Ultra-aventuras): Temporada 2, Alvin e os Esquilos: Na Estrada e Angry Birds: O Filme. Os fãs de anime podem celebrar com oito novos títulos neste mês.

LIVRO…

 

GUERRA E PAZ

E tem dica de livro também: Guerra e Paz. Um romance histórico escrito pelo autor russo Liev Tolstói e publicado entre 1865 e 1869. Considerado uns dos melhores livros da literatura, o livro narra a história da Rússia na época da guerra contra Napoleão Bonaparte, conta a história de cinco famílias aristocráticas, particularmente os Bezukhovs, os Bolkonskys e os Rostovs, e o vínculo de suas vidas pessoais com a História de 1805–1813, principalmente com a invasão da Rússia por Napoleão em 1812.

CINEMA…

 

Aos fãs de cinema, ainda dá tempo de assistir Hellboy, Brightburn – Filho das Trevas e Aladdin. Ainda em cartaz. Confere lá!

HELLBOY.  Ao chegar a Terra ainda criança, após ser invocado por um feiticeiro contratado pelo governo nazista, Hellboy (David Harbour) foi criado como um filho por Trevor Bruttenholm (Ian McShane), um professor que estava no local no momento em que emergiu do inferno. Já adulto, Hellboy se torna um aliado dos humanos na batalha contra monstros de todo tipo. Quando a poderosa feiticeira Nimue (Milla Jovovich), também conhecida com a Rainha Sangrenta, insinua seu retorno, ele logo é convocado para enfrentá-la.

BRIGHTBURN – FILHO DAS TREVAS. Quando uma criança alienígena cai no terreno de um casal da parte rural dos Estados Unidos, eles decidem criar o menino como seu filho. Porém, ao começar a descobrir seus poderes, ao invés de se tornar um herói para a humanidade, ele passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive, se tornando uma força obscura na Terra.

ALADDIN. Aladdin (Mena Massoud) é um jovem ladrão que vive de pequenos roubos em Agrabah. Um dia, ele ajuda uma jovem a recuperar um valioso bracelete, sem saber que ela na verdade é a princesa Jasmine (Naomi Scott). Aladdin logo fica interessado nela, que diz ser a criada da princesa. Ao visitá-la em pleno palácio e descobrir sua identidade, ele é capturado por Jafar (Marwan Kenzari), o grão-vizir do sultanato, que deseja que ele recupere uma lâmpada mágica, onde habita um gênio (Will Smith) capaz de conceder três desejos ao seu dono.

 

Por hoje é só, galerinha. Ótimo final de semana e até a próxima!

Assuntos desta notícia