X

Assessor do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC comenta aumento no número de turistas estrangeiros no Estado

O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, comentou nesta quarta-feira, 26, os dados do Anuário Estatístico do Turismo de 2019, que apontou a entrada de 31.461 turistas estrangeiros ao território nacional pelo Acre, notadamente pelas fronteiras de Assis Brasil e Brasiléia/Epitaciolândia. O crescimento em relação a 2019 é de aproximadamente 10,3%.

O aumento, segundo Garó, já era esperado. “Em 2018, esse número era de 28.530 turistas e, além disso, faz-se necessário ressaltar que a origem deles é diversificada e partem de todos os continentes”, afirmou.

Do continente africano, adentraram, pelo Acre, 23 viajantes. Da América Central e Caribe, foram 49 turistas, sendo que a maior representatividade ficou com os Cubanos (10) e da República Dominicana (11). “Temos de destacar ainda a América do Norte, com o número de turistas foi de 133, sendo que 4 vieram do Canadá, 74 dos Estados Unidos e 55 mexicanos”, reiterou. Da América do Sul, os que mais visitaram o Brasil foram os Bolivianos e Peruanos por conta da facilidade das fronteiras próximas.

Além disso, no total, 79 asiáticos chegaram ao país, sendo que a China respondeu por 26 dos visitantes. O Continente Europeu foi o que mais enviou turistas: 709 ao todo e desses, foram 136 cidadãos franceses, 129 alemães e 70 italianos.

Segundo Garó, à medida em que se observam tais índices e, consequentemente, se produzam estratégias para o atendimento desse número de visitantes, consegue-se permitir o desenvolvimento do trade turístico no Acre. “O Boleim Informativo de Turismo Receptivo, publicado em junho deste ano, pelo MTur, revela que 58,8 % dos turistas vem em busca de lazer, enquanto que 24,1% vem ao encontro de amigos e familiares. Outros 13,5% vêm a negócios, demonstrando a grande diversidade de elementos que compõem o segmento no país, indicando para seu crescimento constante”, finalizou.

 

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: