X

Academia Acreana de Letras promove conferência ‘A criação literária em Cláudio Porfiro’

A Academia Acreana de Letras (AAL) realiza, nesta sexta-feira, 12, a conferência ‘A criação literária em Cláudio Motta Porfiro’. O evento será realizado às 19h, no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC). A entrada é gratuita e haverá entrega de certificado de participação.

A conferência será conduzida pelo ex-desembargador de Justiça do Acre, Ciro Facundo.

Membro da AAL, o escritor e professor Cláudio Porfiro contará um pouco sobre a construção do seu estilo de linguagem, descrito por uma crítica de Minas Gerais como “linguagem pós-moderna e meio sacana”.

“Essa é a marca da minha criação literária, além dos jogos de estilo, metáfora, figuras de linguagem, pleonasmos, hipérboles, dentre outras. Vou falar sobre meus romances, meus poemas de cordel e sobre a minha trajetória desde Xapuri até a Unicamp”, explica.

Porfiro, que é colaborador do Jornal A GAZETA desde 1985, fala um pouco da influência que teve deste periódico.

“Isso é uma escola muito grande, fora o fato de que o aplauso não vem apenas da comunidade externa, mas dos próprios funcionários da Gazeta. Essa escola foi muito boa para mim e, inclusive, agradeço ao Silvio Martinello, que acolheu meus textos até hoje.”

O romance

Durante o evento, o escritor disponibilizará para venda alguns exemplares do seu romance ‘O Inverno dos Anjos do Sol Poente’. Lançado em 2014, a obra foi escrita baseada nas correntes migratórias que chegaram ao Acre da Síria, Líbano, Portugal e também da região Nordeste do Brasil.

O romance é uma mistura de ficção e realidade. Nele, o personagem central Melquíadesé, um aventureiro de poder aquisitivo alto tem uma grande vontade: entrar na Florestal Amazônica para conhecer a vida do seringueiro. Porém, antes de chegar até o Acre, no seringal Boca do Lago, Melquíades passou por Belém, onde fez um curso de Linguagem Jurídica e Econômica, casou-se, teve filhos, mas o desejo de entrar floresta adentro não havia passado.

Categories: Geral NOTÍCIAS
A Gazeta do Acre: