Pular para o conteúdo

Cuidados com energia elétrica em festas de fim de ano

O mês mais festivo e iluminado chegou. Neste período, ruas, residências, comércios, buffets e outros ambientes ganham enfeites natalinos, decorações e grandes festas, com isso, o consumo de energia elétrica pode aumentar e o que não pode faltar é cuidados com o uso e manuseio com a energia.

Nas ruas, comércios e residências é importante verificar instalação elétrica, evitar ligar todos equipamentos em apenas uma tomada par não ocorrer uma sobrecarga, utilizar o “T” ou “Benjamins” para aparelhos com baixa tensão, não fazer emendas com nos fios e nem ligações diretas.

Em ambientes que recepcionam grandes públicos os cuidados devem ser redobrados. Os carros ou trios elétricos, precisam seguir as normas de segurança e estar dentro da altura permitida por lei, para evitar contato com a rede de energia elétrica. Caso ocorra algum incidente, é necessário que o veículo pare e entre em contato com a empresa pela Central de Atendimento (0800 647 7196) e aguarde a equipe de manutenção chegar ao local para realizar os procedimentos necessários.

“Quando ocorrer de algum caminhão, trio elétrico ou outro veículo de grande porte colidir com a rede elétrica é necessário parar o veículo, se afastar e acionar a empresa para que os técnicos especializados façam os reparos necessários, evitando acidentes. É muito importante que estes veículos respeitem o limite máximo de altura permitida por lei, e que em casos excepcionais sejam tratados previamente com a Energisa e a autoridade de trânsito”, explica Ricardo Xavier, diretor técnico e comercial.

Nos locais fechados e até mesmo abertos, destinados para diversos públicos, deve evitar sobrecargas em tomadas, utilizar extensões com carga compatível, não tocar em fios partidos ou “descascados”, não efetuar ligações diretas, não subir em postes, não utilizar arames ou fios metálicos perto da rede de energia elétrica e caso haja instalação de tenda ou outras coberturas, é necessário que esteja bem fixado, pois em caso de ventos fortes, não sejam lançados contra a rede elétrica.

“Nesta época do ano, os cuidados com energia elétrica devem ser redobrados. Os enfeites de natal, por exemplo, atraem a atenção das crianças, por isso, é importante evitar fios descascados, piscas-piscas baixos e muitos equipamentos ligados em apenas uma tomada. Este tipo de atenção é essencial para evitar qualquer tipo de acidente”, destaca Ricardo Xavier.