Pular para o conteúdo

MP-AC amplia canal de acesso ao cidadão com o lançamento de podcast para divulgação de notícias e entrevistas

A partir desta sexta-feira, 10, o Ministério Público do Estado (MP-AC), lança mais um canal de comunicação e acesso ao cidadão. O Podcast do MP-AC estará disponível inicialmente na plataforma digital Spotify e no site da instituição, com notícias diárias, serviços, conteúdos educativos e entrevistas exclusivas que irão ao ar uma vez por semana.

O objetivo é ampliar o alcance da comunicação e disponibilizar uma mídia de fácil acesso, que pode ser ouvida no computador ou no celular, com ou sem internet, a qualquer hora e em qualquer lugar.

“Compreendendo o cenário de crescimento das informações online, criamos Podcast do MP-AC. Queremos nos aproximar cada vez mais do cidadão. Estamos adotando um modelo de podcast que pode ser compartilhado nas plataformas de mensagens instantâneas e facilmente baixado em smartphones e site. Essa é uma mídia democrática e tem um aspecto de inclusão e acessibilidade, pois levará o nosso conteúdo à pessoa com deficiência visual”, destacou Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, procuradora-geral de Justiça do MP-AC.

Kátia Rejane ressaltou ainda que o uso dos podcasts se soma a outros instrumentos de comunicação já utilizados pelo órgão com o objetivo de ampliar o acesso à informação e dar transparência aos atos de interesse público. Um destaque apresentado pela procuradora-geral de Justiça é a utilização das mídias sociais, cujo Instagram institucional teve aumento de 868% na quantidade acessos nos últimos três anos.

“Esta é mais uma inovação que vamos disponibilizar para facilitar o acesso e a comunicação com os cidadãos”, evidenciou a procuradora-geral de Justiça.

O Podcast do MP-AC vai estrear com entrevista da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, abordando a autocomposição, uma inovação implantada em sua gestão, que consiste na resolução de conflitos através da mediação, e tenta evitar a judicialização de processos por meio de acordo e conciliação.

Interação – O canal de áudio vai disponibilizar ao ouvinte conteúdo exclusivo, oferecendo ainda a possibilidade de interação, basta o usuário optar por seguir o podcast para receber notificação a cada novo episódio. O ouvinte também poderá sugerir temas, entrevistados, fazer críticas ou comentários sobre cada episódio. E só mandar sugestão para o e-mail [email protected]

Podcast – É uma mídia de transmissão de conteúdo por áudio, como se fosse uma rádio, mas em que o ouvinte escolhe o tipo de assunto e o horário que quer ouvir – o chamado on demand (sob demanda). O podcast surgiu nos Estados Unidos em 2004, mesmo ano que teve início no Brasil. Recentemente, a mídia ganhou mais visibilidade e interesse por empresas, veículos de comunicação e instituições de ensino, ampliando as temáticas e formatos, que era mais ligado à cultura pop, cinema, game e tecnologia.