Nas últimas 24 horas, mais nove pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus no Estado. O Acre totaliza agora 99 casos confirmados de Covid-19, desde 17 de março, quando surgiram os primeiros casos da doença. Os dados são do boletim desta terça-feira, dia 14, divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesacre).
Seis dos novos casos foram na Capital e três em Plácido de Castro. Os da Capital foram: um servidor público de 34 anos, um motorista de 39 anos e uma autônoma de 51 anos. Todos tiveram contatos com pessoas que já tinham sido diagnosticadas com Covid-19.
Outros casos mais preocupantes em Rio Branco, por se tratarem de pessoas no chamado grupo de risco da doença, foram três aposentados: um de 74 anos, um de 73 e outro de 84 anos. Todos adquiriram a coronavírus pois tiveram contato com familiares infectados. Mais uma prova concreta da ineficácia de medidas como o chamado “isolamento vertical”.
Os outros três casos, o de Plácido de Castro, foram de um autônomo de 35 anos, uma autônoma de 44 anos e uma aposentada de 57 anos. Dois deles pegaram a doença de algum conhecido já infectado. O terceiro diz não saber de quem contraiu o vírus. O referido município subiu de 7 para 10 casos de coronavírus. É o 3º com mais registros no Estado.
Das notificações, até o momento, foram 1.008 no Acre. Os testes que ainda aguardam análise no Centro de Infectologia Charles Mérieux subiram de 78 para 95, de ontem para hoje. Destes, 84 são de Rio Branco e 11 são do interior (todos de Plácido de Castro, o que é mais um indicativo do progresso do vírus no município).
O número de óbitos da Covid-19 no Estado se mantém o mesmo: três casos.
Números dobraram em uma semana
Na terça passada, dia 7 de abril, o boletim da Sesacre registrava 50 casos confirmados da doença. Uma semana depois, a pandemia da Covid-19 chegou a 99 casos, praticamente o dobro do cenário retratado anteriormente.
Outro agravante na atual conjuntura é que o número de pessoas curados parou de crescer tão rapidamente. Desde a semana passada, apenas uma pessoa recebeu alta por não apresentar mais a presença do vírus em seu organismo. Ao todo, 48 pessoas se curaram no Acre.
São fatores que só reforçam a importância de, nesse momento, a população seguir medidas de isolamento social, tomar medias de prevenção pessoal e evitar exposições ao novo coronavírus.