X

Como lidar com a ansiedade durante o período de isolamento

No país mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não tem sido fácil especialmente para 18,6 milhões de brasileiros seguirem com o isolamento físico durante a pandemia de Covid-19, o novo coronavírus. A doença já matou mais de 43 mil pessoas em todo o mundo das quais 241 no Brasil até o momento.

Quem já sofre com transtorno de ansiedade lida diariamente com alterações no comportamento, cognição, corpo, sistema respiratório, sono e humor, costuma ter ainda mais dificuldade nesse difícil capítulo da história mundial.

Controlar os níveis de ansiedade é muito importante nesta fase de isolamento (Foto Assessoria)

Pessoas que possuem esse transtorno podem apresentar sintomas como hipervigilância, inquietação ou irritabilidade, falta de concentração, pensamento acelerado ou pensamentos indesejados, fadiga, falta de ar ou respiração rápida, insônia ou pesadelos, ansiedade ou ataque de pânico, entre outros.

A enfermeira e coach especialista em emagrecimento Thaine Malinowski alerta que não há uma fórmula pronta, mas há maneiras de melhorar a forma como lidamos com o assunto. “Em momentos como esse que costumam provocar ansiedade, é importante lembrar as estratégias de prevenção e redução da mesma como dormir adequadamente, se exercitar regularmente, praticar meditação, apreciar a natureza, empregar técnicas de relaxamento quando estiver estressado e manter uma boa alimentação”, sugere. Outro ponto que merece atenção é a informação. A especialista aconselha que se escolha um tempo para se atualizar, porém com o cuidado de não se prender às informações.

“Priorizar estes comportamentos durante esse período de incertezas pode ajudar bastante a aumentar seu bem-estar psicológico e a reforçar o seu sistema imunológico. Outra coisa que faço e indico é: faça um planejamento com horários e funções, por exemplo: horário para acordar, dormir, para as refeições, para ler, para exercícios, para cuidar de você, estudar e trabalhar”, explica Thaine, também criadora do método de emagrecimento Modelart Result.

Para a especialista, é preciso ter em mente suas metas, fazer um planejamento, parar de se queixar e montar uma estratégia para realiza-las. Pausas para relaxar também são importantes. “Parece difícil mas, por favor, mantenha-se positivo. Lembre-se: você ainda tem muito o que agradecer, então seja grato”, pondera.

 

Desenvolvendo o autocuidado

Não é preciso muito para cuidar de si mesmo. Ações simples podem fazer a diferença como, por exemplo, exercícios respiratórios, exercícios de relaxamento e meditação, exercícios físicos e de alongamento também ajudam. Sobretudo, para fazer qualquer atividade é necessário motivação, portanto, uma tarefa essencial, segundo a especialista, é fazer um quadro motivacional, deixando visível o que te motiva cuidar de si, a trabalhar, estudar, entre outros.

Malinowski ensina ainda a fazer meditação com foco na respiração com ou sem música. Basta seguir os passos:

1° – Observação: Sente-se em um lugar calmo, feche os olhos, afaste-se de sua mente e observe seus pensamentos. Não os julgue ou os persiga; simplesmente deixe-os entrar e sair, enquanto você assiste de uma perspectiva externa.

2° – Silêncio: feche os olhos e ouça o silêncio ao seu redor. Se por um acaso o ambiente ficar barulhento, você também pode se concentrar em seus sons, como a respiração (atenção plena).

3° – Respiração: puxe profundamente o ar pelo nariz, depois expire lentamente pela boca. Concentre-se na sensação de sua respiração enchendo seu corpo e depois esvaziando-se. Todo o foco vai para o movimento que a respiração gera em seu corpo.

4° – Som: O uso estratégico de frequências sonoras, músicas ou meditações são importantes e podem ser guiadas para potencializar a profundidade da meditação. Porém a música é opcional pois para algumas pessoas pode tirar a concentração.

 

Papel da família

Muito se fala sobre os cuidados que a pessoa ansiosa deve ter, mas a família também tem um papel importante no cuidado diário da pessoa nessa condição. Afinal, durante esse período de isolamento físico social é natural que os familiares fiquem mais próximos, por isso, a especialista traz também algumas orientações nesse sentido.

“O primeiro cuidado a ser tomado para se manter o convívio com quem tem ansiedade é não julgar. Tome muito cuidado para não emitir uma interpretação errônea sobre o problema, que possa ter uma visão distorcida e baseada em ‘pré-conceitos’ pessoais. Não tente minimizar as reações de ansiedade em seus múltiplos sintomas que a pessoa possa apresentar, tais como: sinônimos de fraqueza, falta de coragem, falta de fé ou posturas desta natureza. O diálogo familiar, o toque, afago e acolhimento são muito importantes. As pessoas podem ter afeto suficiente para absorvê-la, neutralizá-la e até mesmo transformá-la em outro tipo de sentimento”, explica.

“Dentro da minha área encontramos diversas pessoas com ansiedade, e que muitas vezes descontam na comida ou no corpo. Eu, como coach de emagrecimento e especialista em autoestima e qualidade de vida, posso sugerir técnicas para diminuir a ansiedade, visto que atualmente nos encontramos em uma situação que aumenta significativamente estes quadros na sociedade. Além de indicar suplementos que ajudam a diminuir a compulsão alimentar, reduz o estresse, ajudam a aumentar a imunidade e que ajudam a adquirir uma qualidade de vida melhor”, finaliza Thaine.

Aqueles que necessitarem de acompanhamento especializado com foco em emagrecimento e bem estar podem buscar mais informações em Rio Branco na Raquel Frota Clínica Estética, localizada na Rua Dom Bosco, bairro Bosque, por meio do telefone (68) 2102-6652 ou ainda pelo instagram da especialista Thaine Malinowski em instagram.com/modelart_estetica.

Fabiano Azevedo: