Após a morte de um idoso de 82 anos causada pela Covid-19 (3º caso de fatalidade da doença no Acre), outros dois idosos foram removidos do Lar dos Vicentinos, com sintomas de coronavírus. Um deles tem 68 anos e o outro 85 anos. Eles dividiam o mesmo alojamento em que residia a vítima fatal, no abrigo.
Os dois foram levados pelo Samu para a UPA do Segundo Distrito de Rio Branco, unidade referência para a internação de pessoas suspeitas ou em estado moderado de infecção por Covid-19. O médico responsável pelo Lar dos Vicentinos, Enoque Pereira de Araújo, contou que ambos os idosos estão com quadro estável, apenas com sintomas de gripe.
“Eles estão apenas em processo de gripe, com tosse e coriza, mas não apresentam febre, nem dispneia [respiração alterada]. A remoção deles é mais por questão de segurança”, detalhou.
Além do caso fatal e dos dois que foram removidos para a UPA para fazer exames e comprovar se estão ou não com coronavírus, outros três idosos estão em situação de quarentena no próprio Lar dos Vicentinos. Eles tiveram contato com o senhor de 82 anos falecido.
O Lar Vicentino Raimunda Odília, ou simplesmente “Lar dos Vicentinos”, como é mais chamado, serve, atualmente, como lar para 54 idosos, 42 homens e 12 mulheres. Após a causa do óbito do senhor de 82 anos ser confirmado por coronavírus, o local passou por uma higienização, feita por equipes técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), da Vigilância Sanitária estadual e do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Todos os espaços do asilo foram higienizados, com produtos e equipamentos de desinfecção de quartos, banheiros e refeitório. (Com informações da Secom Acre)