Coluna Roberta Lima – 31/08/2020

Happy Day

Minha querida amiga, procuradora de Justiça Giselle Mubarac (foto) apaga as velinhas no próximo dia 1° de setembro, e ganha todos os mimos dos amigos e familiares.

** Decana do Ministério Público acreano, é famosa pela postura ilibada, a dedicação ao ofício, e o carinho que têm por todos que a rodeia. Mil felicidades!

Viagem dos Sonhos

Ah a Turquia…quem nunca sonhou em passear em Istambul, umas das mais fascinantes cidades imperiais da história, com visita à Mesquita Azul, ao Grande Bazar e ao Palácio Topkapi. Ou ir pra Capadocia e fazer aquele sonhado passeio de balão de ar quente, vendo lá de cima a impressionante paisagem com suas formações rochosos, e terminar em Kas, uma adorável cidade litorânea, de atmosfera caiçara, com cafés e restaurantes a beira-mar, e lógico, praias deslumbrantes.

** Pois esse itinerário dos sonhos é que o empresário Saulo Abrahao Felicio passou alguns dias de férias, causando aqueles suspiros nas redes sociais pelas lindas paisagens, e claro, pelas MARAVIGOLD selfies.

Casório

Aliás, em conversa recente via WhatsApp, o empresário, que tem um mega espaço de beleza no ponto mais bombado de São Paulo, o Jardins, já confirmou com esta titular: seu casório, com empresário Luiz Ferrax- que foi adiado por conta da pandemia- , já tem nova data confirmada para o dia 01 de maio de 2021. As passagens já estão compradas, queridos!

Maternidade

Muito bacana a notícia que o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, determinou que a primeira parcela para o início da construção da nova maternidade de Rio Branco seja finalizada e liberada pela equipe técnica do ministério.

** A aprovação foi durante encontro com o governador Gladson Cameli, que na oportunidade apresentou o projeto da construção.

** Atualmente a capital acreana só conta com a maternidade Bárbara Heliodora, que tem 71 anos, e foi inaugurada em 1949, pelo então governador Guiomard Santos.
Ação

O grupo Fada Madrinha, que já é famoso pelas ações benevolentes, promove uma super rifa por apenas R$ 5,00, em prol da UTI Pediátrica do Hospital da Criança.

** O pagamento para participar é através de transferência bancária e a rifa acontece a distância, pelos ns. 98111-0293, 99213-8515, 9205-6563, 99981-6017 e 98403-4303.

Doação

Sabe aquela madeixa longa que você resolve cortar e mudar radicalmente o visual? Pois ela pode ajudar, e muito, a pacientes passarem pelo tratamento de câncer sem tanto impacto na autoestima.

** A parceria bacana é da empresária Patty Parente e o Salão Inove, que tem profissional preparado para o corte e o preparo do cabelo.

** A doação dos fios é entregue ao Lar das Marias, casa de apoio às mulheres portadoras do câncer, que fica em Manaus (AM).

As empresárias do Salão Inove, Carol Duck e Sara Mastub, com a parceria mega bacana com a empresária Patty Parente

 Em Casa

A saúde começa pela boca. Parece até clichê, porém é verdadeiro! A boca tem um papel fundamental na saúde de todo o organismo, além de ser responsável pela fala, mastigação e respiração, é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Aliás, outro fator também é o estético, e um sorriso lindo, com dentes saudáveis é um cartão-postal para qualquer indivíduo. Claro que quando pensamos nisso logo vem a imagem dos odontólogos, profissionais capacitados a dar o diagnóstico e o tratamento. Com o advento da pandemia, a classe está no topo da classificação de risco de contaminação pela Covid-19, e com isso a adaptação, a rotina dentro e fora dos consultórios foi alterada. Vamos ler os relatos do que essas mudanças afetaram suas vidas no campo profissional, emocional e familiar?

Sabrina Ricciardi, ondontóloga – “Na correria do dia a dia, muitas coisas me passavam despercebidas. Um momento ao ar livre, um momento de leitura casual, o almoço de família, o bate papo no final do dia com amigos.. Tudo que de uma certa maneira deixávamos para um segundo momento, pois os atendimentos, casos clínicos, empresa, funcionários, acabavam tomando conta dos nossos dias.

A pandemia me trouxe a certeza de que nada adianta essa correria louca que levamos se não tivermos boa saúde (física e mental principalmente), família e amores presente, amigos pra serem lembrados e lembrar de nós, e tempo para nós mesmos.

E esse tempo acabou sendo (e ainda está) precioso pra nos levar a um caminho cada vez mais importante que é o autoconhecimento. Diante de tantas incertezas, medos e preocupações, começamos a entender o que de fato importa na nossa vida.

Hoje consigo retomar o dia a dia com mais confiança, sabendo melhor o que quero e posso, e entendendo o que “sim, muita coisa pode acontecer é sequer imaginamos o quê é porque.””

Aline Sena, odontóloga – “O período de quarentena com certeza será um divisor de águas na minha história.

Foram muitas situações de medo, insegurança, tristeza. Mas segui firme (nem sempre tão firme, kkkk), acreditando que os ensinamentos difíceis nos fazem mais fortes e melhores.

Neste momento a minha família venceu bravamente o COVID, se fortaleceu, realizou sonhos e abraçou um novo lar.

Minha profissão que lida diretamente com o maior agente transmissor do SARS-COV 19, a saliva, se reinventou. Parou momentaneamente em respeito à saúde dos pacientes, reavaliou protocolos de biossegurança, aprofundou conhecimentos e continua na sua missão de ajudar o outro.

Na minha jornada como mulher, mãe, profissional, amiga, carrego o coração cheio de esperança num caminho de colheita que nos aguarda após essa fase transformadora.”

Anamaria Aragão, odontóloga – “Em uma noite dessas,sem conseguir dormir, eu fiquei refletindo nessa pandemia e pensando no que ela me trouxe “de bom”.

Fiquei sem trabalhar 45 dias, e nesse período tive muito medo de não poder mais exercer minha profissão que tanto amo. Tinha muitas dúvidas, já que sou odontóloga e o meu trabalho é presencial, e diretamente em contato com a boca do paciente. Mas, tive que voltar a trabalhar e tomar todos os cuidados possíveis, usando os equipamentos de proteção individual (EPI) descartáveis, protetor facial e muito álcool em gel nas mãos. Cuidados esses que pretendo levar por toda a minha vida profissional, e que a pandemia me trouxe.

Do ponto de vista familiar, eu tenho uma bebê linda em casa e pude ficar mais tempo com ela( devido ao isolamento social), e acompanhar melhor o seu desenvolvimento.

Pensando assim, vi que ” nem tudo é de todo o mal”, e apesar das incertezas que essa pandemia trouxe, pra mim ela também teve o lado bom!”

Christiane Lopes, odontóloga – “ No dia 17 de março fui surpreendida com a suspeita do primeiro caso de covid, por acaso, uma pessoa muito próxima da minha irmã, que esteve no congresso de Fortaleza com ela, minha mãe e meu afilhado.

Confesso que meu mundo caiu. Eu estava na rua, e não fiz mais nada naquele dia a não ser encher um carrinho de supermercado com compras para os próximos 2 meses. Isso mesmo, eu estava desesperada pra isolar minha família, e rezando para que nada acontecesse com os que tinham acabado de chegar de viagem.

Tive dias de provação, meus familiares foram um dos primeiros a fazerem exames de PCR no Estado, e não pude acompanhá-los em nada, por segurança.

Tudo tão incerto, e graças a Deus os resultados foram negativos, e isso me trouxe fé e esperança.

Fui vivendo um dia de cada vez. Parei de atender meus pacientes, e me coloquei à disposição para ajudá-los por telefone.

Cheguei a passar 10 dias sem descer na portaria, apenas meu marido saia para buscar alguma entrega.

E assim os dias foram passando, e fui me redescobrindo como mãe, aprendi a cortar o cabelo dos meus filhos, assistindo vídeos na internet, e até hoje eu estou fazendo isso.

Me redescobri na cozinha. Nunca gostei de cozinhar, mas acabei fazendo vários cursos on-line com o Diogo Sabiao, e hoje a cozinha é um prazer.

Comecei a meditar, para tentar manter o equilíbrio emocional.

Sugiram vários questionamentos do verdadeiro sentido da vida e me vi sem poder exercer a profissão que eu amo. Foi quando eu tive que me reinventar para que a odontologia continuasse alimentando minha alma. Assisti muitas lives com professores renomados, cursos incríveis sem custo nenhum. O momento de solidariedade dos grandes nomes da odontologia, foi enriquecedor.

Enfim, já retornei ao atendimento, com uma nova rotina interna no consultório, tudo para oferecer um ambiente seguro e ao mesmo tempo acolhedor.

Atualmente, vivo na esperança de dias melhores, cheia de fé e amor no coração.”

Carla Santana, odontóloga – “Sou odontóloga há 20 anos, me formei em 2000. Desde então, nunca imaginei na minha vida que passaria por esse tipo de experiência.

Quando iniciou a pandemia, aqui na nossa cidade em Rio Branco, me vi no olho do furacão por diversos motivos.

Vou citar 3:

1 – Fechei a clínica por 15 dias e tive que interromper tratamentos de pacientes que estavam com dor, com necessidades urgentes de reabilitações, e administrar a distância, apenas por telefone e internet, os casos mais graves.

Assim que o estado autorizou o atendimento de dentistas para urgência e emergência, imediatamente me coloquei à disposição para os atendimentos integralmente tomando todos os cuidados e protocolos exigidos de biossegurança, tanto para os pacientes quanto para a equipe da clínica.

2 – Me descobri grávida, e tive que enfrentar todos os riscos mesmo assim.

3 – Peguei o Covid 19 estando grávida de 4 meses, e posso afirmar que não foi em atendimento odontológico, foi dentro da rotina de casa em família.

Tive que me afastar novamente da clínica pelo período da quarentena, e enfrentar que não podia tomar nenhuma medicação devido a gestação e o medo de…será que vou morrer? Será que vou ter sintomas graves, precisar entubar, UTI…?

Enfim, Deus me concedeu a graça de ter sintomas leves, e me recuperar totalmente sem nenhuma gravidade ou sequela, e retornei assim que conclui o período de isolamento de quarentena para atendimento dos meus pacientes que estavam me esperando, precisando da minha ajuda.

Hoje sou uma pessoa muito mais forte, grávida de 7 meses, e a minha fé se tornou inabalável.”

Dicas

** Cidade amanhece, quase que diariamente, cinza com tanta fumaça.

** Os focos das queimadas vem de todos as regiões, deixando o clima insuportável.

** Haja saúde!

** Boa nova para quem curte um comidinha no shopping: a Praça de Alimentação e restaurantes do Via Verde Shopping reabriram no penúltimo sábado, 22.

** A resolução nº 05 do Governo do Acre permite que os espaços funcionem com 40% da capacidade, que estarão sinalizados com as regras de uso.

** Enquanto isso alguns bares da cidade não respeitam os protocolos de segurança e a aglomeração é uma triste realidade.

** Uma semana abençoada e até semana que vem.

Assuntos desta notícia