A equipe de segurança da Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco, também conhecida como Chapaão, impediu um plano de fuga em massa no local. Por meio de uma nota, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) declarou que ficam suspensas por 15 dias as visitas íntimas e de familiares na unidade, com o intuito de preservar vidas.
Confira a nota completa:
O Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), vem a público informar que:
- Durante a manhã desta sexta-feira, 14, foi realizado um procedimento de inspeção geral na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco, também conhecida como Chapão, onde foi constatado e frustrado um plano de fuga em massa.
- O procedimento se deu como fruto de investigação da equipe de segurança da unidade, pelo qual foi identificado que o plano de fuga seria concretizado no domingo, 16, durante o retorno da visita familiar.
- Ao longo da revista, os policiais penais de plantão encontraram celas danificadas, juntamente com escadas artesanais, cordas artesanais do tipo “tereza” e objetos cortantes.
- Desta forma, a equipe gestora do Iapen deliberou sobre a necessidade de preservar vidas e evitar que familiares não sejam utilizados como escudos em uma possível rebelião, primando ainda pela segurança geral da unidade e manutenção da ordem e disciplina.
- Assim, considerando o Parágrafo Único do artigo 41 da Lei 7.210/1984, que preconiza que o direito de visita do cônjuge, companheira, parentes e amigos poderá ser suspenso ou restringido mediante ato motivado do diretor do estabelecimento, a equipe decidiu que ficam suspensas por 15 dias as visitas íntimas e de familiares na Unidade de Regime Fechado nº 01 de Rio Branco (pavilhões G, H, I, J, K e L) com foco no restabelecimento do padrão mínimo de segurança.
Rio Branco – Acre, 14 de agosto de 2020
Arlenilson Cunha
Presidente do Iapen