O que é Machine Learning e como essa tecnologia pode ajudar os negócios?

Certamente você já deve ter ouvido falar em inteligência artificial, mas talvez nunca tenha ouvido o termo Machine Learning. Esta é uma das partes importantes da tecnologia que pode ajudar negócios a se destacarem no mercado.

Machine Learning pode ser um assunto novo para muitos, mas no meio online ele tem sido bastante útil para aprender com os padrões e devolver respostas.

Se você está confuso, veja aqui neste artigo um pouco mais sobre o que é Machine Learning e como essa tecnologia pode ajudar nos negócios de uma empresa.

O que é Machine Learning?

Machine Learning ou aprendizado de máquina é uma tecnologia que utiliza inteligência artificial criada por algoritmos para aprender padrões e encontrar a inteligência por trás deles, aprendendo assim pela experiência.

Ao aprender com padrões, um sistema pode oferecer melhores soluções baseadas em sua experiência, superando até mesmo as expectativas humanas.

A ferramenta de Machine Learning aprende observando informações, dados e a rotina humana em um chat de atendimento, por exemplo, ou qualquer outra atividade em que se pode aprender um pouco mais.

Por meio de inputs diários capazes de observar um padrão geral, o sistema é capaz de se comportar da mesma forma e substituir até mesmo algumas atividades humanas que se provam robóticas.

Qual a diferença entre Machine Learning e Inteligência Artificial?

Machine Learning é basicamente uma das partes de todo o conceito de Inteligência Artificial.

Sabemos que Inteligência Artificial é a imitação tecnológica do comportamento humano e Machine Learning é uma das formas utilizadas para aprender este comportamento, buscando mais precisão e excelência.

Os benefícios do Machine Learning

Sem dúvida nenhuma, um dos melhores benefícios do Machine Learning é a sua precisão. Quanto mais a ferramenta aprende, mais precisa ela fica e oferece melhores respostas e soluções.

Além disso, ao identificar padrões e aprender, uma ferramenta de Machine Learning é capaz de cobrir todos os detalhes, não deixando passar batido nenhuma informação capaz de contribuir para uma solução.

Com isso, aprendemos que o Machine Learning pode ser uma ferramenta que muda o jogo da tecnologia e que traz também alguns benefícios.

  • Precisão de dados e respostas
  • Combate a fraudes
  • Recomendações
  • Prevenção de erros humanos
  • Detecção de spam
  • Atendimento automatizado

Não é à toa que muitas pessoas confiam em máquinas para fazer algumas atividades. Quem nunca confiou mais no algoritmo do Excel mais do que na própria cabeça?

Utilizar Machine Learning no dia a dia é uma forma de liberar pessoas para desenvolver tarefas exclusivamente humanas e para qualificação.

Os benefícios podem ir muito além com Machine Learning e é preciso explorar essa ferramenta para tirar proveito do que ela pode fazer por um negócio.

 Como Machine Learning pode ajudar os negócios?

O Machine Learning pode ajudar os negócios ao analisar o comportamento das operações ao fornecer novas soluções que são respostas óbvias para a inteligência artificial, mas nem tanto para humanos.

Atualmente, plataformas de host contratadas para e-commerces já fornecem, por exemplo, algumas integrações com ferramentas de Machine Learning capazes analisar o comportamento do consumidor e aprender com os dados recolhidos.

Tudo que é aprendido pela máquina é refletido em sugestões ao cliente, atendimento por bot e toda a automação utilizada na internet ao se observar o comportamento de quem navega.

A ideia principal é utilizar ferramentas como Machine Learning para fazer tarefas robóticas e trabalhosas e outras tarefas que possuem alta incidência de falha humana.

Por isso, ao adotar o conceito de Machine Learning para a sua empresa, é possível perceber benefícios como:

  • Otimização de tempo
  • Otimização de recursos
  • Maior produtividade
  • Inteligência na análise de dados
  • Soluções mais eficientes
  • Melhor tomada de decisões
  • Adaptabilidade
  • Melhores resultados

Muitas empresas já utilizam Machine Learning para melhorar seus processos. Você pode encontrar facilmente a atuação dele em aplicativos, por exemplo, quando o Netflix sugere um filme, o Waze encontra a melhor rota ou o quando o Google e o Facebook sabem exatamente quais anúncios exibir para você.

Como uma empresa pode utilizar Machine Learning na prática 

Muitas empresas têm se esforçado para fazer uma transformação digital. Isso porque elas viram o quanto é importante utilizar as ferramentas que a tecnologia proporciona para melhorar a sua gestão, estratégias e atendimento.

O Machine Learning é uma das formas de fazer essa transformação. Ao contratar um host e criar um site, por exemplo, a empresa pode coletar dados de seus visitantes, analisar comportamento dos consumidores e utilizar esses dados para aprender e oferecer melhores soluções.

Além da ferramenta de sugestões que podem ser aprendidas pela máquina, um jeito bem interessante de utilizar o Machine Learning é colocando a máquina para aprender nas conversas de chat que a empresa tem com o cliente.

Colocar um robô para aprender pode fazer com que o mesmo saiba resolver um problema do cliente antes mesmo que seja necessário falar com um atendente humano.

Os bots desenvolvidos para chats de atendimento estão cada vez mais inteligente e executando um belo trabalho, fazendo com que seja possível fornecer um atendimento 24/7, resolvendo o problema dos clientes mais rápido e não congestionando a fila de espera para falar com o atendente.

O Google utiliza muito o Machine Learning em seu sistema. As formas mais comuns são no rankeamento de sites, recomendação de conteúdo e uma das mais interessantes: tradução de textos.

O tradutor do Google está sempre aprendendo novas palavras, colocações e expressões idiomáticas para facilitar a tradução a quem necessita dessa ferramenta.

Para empresas que querem começar a utilizar Machine Learning a seu favor, a ideia é começar a digitalização da sua empresa por meio da criação de um site, contratação de um bom host capaz de abrigar sua plataforma e os dados coletados para o aprendizado da máquina.

Com isso, a empresa pode colher dados, utilizar ferramentas de business intelligence e conhecer por meio de relatórios alguns comportamentos de clientes e modelos de gestão que antes passariam despercebidos.

Se essas informações podem ser percebidas e bem utilizadas por um humano, imagina só o que uma máquina pode fazer com elas.

Para onde caminhamos com o Machine Learning?

O futuro do Machine Learning é criar soluções capazes de facilitar ainda mais a vida do ser humano. Com isso, muitas soluções inteligentes podem substituir ações e tarefas para ajudar a melhorar o modo como as pessoas consomem e até mesmo como vivem experiências.

Ter uma máquina capaz de pensar tão bem ou melhor que o ser humano pode ser incrível para os negócios, mas é preciso ter cuidado.

Com grande poder em mãos, é necessário que a humanidade saiba utilizar tudo isso para o bem, fazendo com que a máquina encontre maneiras de melhorar a vida das pessoas.

No entanto, o Machine Learning pode ajudar também quem possui interesses destrutivos, mas calma, não estamos falando de um grande vilão capaz de acabar com o mundo.

O problema está no desenvolvimento de ferramentas que utilizam o aprendizado da máquina para cometer fraudes e outros crimes.

Ainda assim, são boas as perspectivas de Machine Learning para o futuro, já que no presente, essa tecnologia já contribui tanto por meio de assistentes virtuais, carros que dirigem sozinhos e fornecimento de relatórios completos com análises detalhadas.

Gostou de saber mais sobre este conceito? Deixe o seu comentário e compartilhe este post para que mais pessoas conheçam o Machine Learning e sua contribuição para os negócios.

 

Assuntos desta notícia