Vereador Dankar destaca a assinatura do TAC para implementação do Programa Farmácia Solidária

O vereador Dankar comemorou a assinatura do Termo de Cooperação entre à Prefeitura de Rio Branco e o Rotary Clube Rio Branco Novas Gerações para a implementação do Programa Farmácia Solidária. O ato ocorreu na última quarta-feira, 26.

O programa, cuja Lei é de autoria de Dankar, possibilitará à população de baixa renda, através da coleta e doações de medicamentos, organização e formação de estoque, a distribuição gratuita de medicamentos.

Dankar comemorou a assinatura do Termo de Cooperação entre à Prefeitura de Rio Branco e o Rotary Clube Rio Branco Novas Gerações (Foto: Acervo Ascom CMRB)

“Foram dois anos de muitas lutas para que o programa fosse implementado. Fico feliz que isso esteja finalmente acontecendo. É um momento para se comemorar, pois, muitas famílias que padecem com a falta de medicamentos serão beneficiadas com esse projeto”, disse o parlamentar.

De acordo com o vereador, a iniciativa permite doações de medicamentos provenientes de pessoa jurídica ou profissional liberal, sejam elas empresas do segmento farmacêutico, clínicas, hospitais e profissionais da saúde, dentre outros, à Secretaria Municipal de Saúde e às entidades conveniadas, onde após triagem, poderá fazer a distribuição gratuita à população.

“Com implementação o programa possibilitará a celebração de convênios com a sociedade civil, instituições religiosas ou entidades filantrópicas, universidades, faculdades e escolas técnicas para operar de modo a ampliar sua capacidade de arrecadação de medicamentos, bem como sua capacidade de distribuição, visando facilitar o acesso da comunidade aos seus benefícios”, falou o vereador.

Durante a assinatura do TAC, a secretária Municipal de Saúde de Rio Branco, Jesuíta Arruda, destacou a importância do momento. “Esse é um momento de fortalecer parcerias, então a criação da Farmácia Solidária é muito importante. Nossa alegria é que medicamentos que não estarão disponíveis na rede pública estarão disponíveis nesta Farmácia Solidária, então convidamos as pessoas para conhecer o projeto e contribuir na cessão e dispensação de medicamentos”.

A presidente do Rotary, Adelquiane Rodrigues, por sua vez, destacou que “para nós é um momento muito importante poder assinar esse Termo de Cooperação e, a partir de agora, poderemos tirar esse projeto do papel. Foram dois anos de muita luta, mas agora sim vamos poder atender a comunidade junto com os nossos parceiros”. (Assessoria)

Assuntos desta notícia