Coluna do Theodoro – 02.09.2020

Ajuda básica

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou nesta terça-feira, 1º, que o auxílio emergencial será prorrogado até o mês de dezembro, mas com o valor de R$ 300. O benefício foi criado para ajudar trabalhadores informais que perderam suas rendas em decorrência da pandemia do novo coronavírus. O anúncio de Bolsonaro foi realizado após uma reunião com ministros e parlamentares no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Ajuda básica II

O auxílio emergencial estava previsto para durar apenas nos meses de abril, maio e junho, mas ganhou outras duas parcelas de R$ 600 para julho e agosto. A partir de agora, irá até o final do ano com quatro pagamentos.

Nova realidade

A Frente Popular literalmente está dissolvida para as eleições municipais deste ano. Com a perda de poder, o PT, que reinou absoluto por 20 anos, segue procurando um nome para colocar na disputa. A chamada Frente Popular, uma aliança fisiológica montada em troca de cargos no governo, se dissolveu e seus dirigentes pularam em sua quase maioria para o barco vencedor.

Esperança

A empresa italiana de biotecnologia Dompe informou, terça-feira, 1º, que recebeu autorização regulatória do Brasil para iniciar testes de tratamento em pacientes com casos graves de Covid-19 com um produto em desenvolvimento para transplantes de órgãos.

Esperança II

O ensaio clínico em humanos de Fase 2 visa avaliar a eficácia e segurança do Reparixin, da Dompe, em pacientes adultos hospitalizados com Covid-19 grave, e inscreverá 48 pacientes, disse a empresa em comunicado. O estudo, que foi autorizado em maio pela agência de medicamentos da Itália, envolve pelo menos 10 locais nos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Queda livre

254.545 mil beneficiários deixaram os planos de saúde médico-hospitalares entre abril e julho deste ano. A redução, de 0,5%, é explicada como decorrência da pandemia do coronavírus. O segmento está amargando a crise  com a pandemia .

Que vírus e esse?

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) identificaram uma paciente da Covid-19 que carregou o novo coronavírus ativo no organismo por 152 dias – com potencial de transmissão –, superando a média de 14 dias. Este é o caso de infecção mais duradouro documentado até o momento. Segundo o estudo, obtido e divulgado pelo jornal O Globo, a mulher identificada como Paciente Nº 3, a profissional de saúde apresentou os primeiros sintomas em março e o quadro evoluiu sem gravidade por três semanas. Apesar da ausência de sintomas nos meses seguintes, novos testes do tipo RT-PCR, considerado padrão-ouro, mostraram que o vírus permaneceu ativo.

Valdiva Castro celebrando a vida com o grupo dos anos dourados.

Festa para celebrar a idade nova do meu amigo Moisés Bady Casseb. Parabéns!

Super querido na sociedade, o advogado Edson Costa comemorou aniversário e foi bastante festejado pelos amigos.

Empresário da noite Amiltom Batista Brito celebrou idade nova na intimidade da família. Parabéns!

Todos os parabéns para Louise Castro, que recebeu seu diploma de médica para a alegria dos pais Cida e Raimundo Castro. Sucesso!

Assuntos desta notícia